Rio de Janeiro adere a programa para melhorar uso de recursos de saúde

Redação PH

Redação PH

rio de janeiro adere a programa para melhorar uso de recursos de saúde

Rio de Janeiro adere a programa para melhorar uso de recursos de saúde

Presente em nove unidades da federação, oPrograma Nacional de Gestão de Custos (PNGC) do Ministério da Saúde chegou ao Rio de Janeiro. Gestores estaduais e municipais de saúde aderiram de forma voluntária à iniciativa.

O programa compreende um conjunto de ações voltadas para a geração, o aperfeiçoamento e o incentivo ao uso efetivo da informação de custo pelos gestores da saúde, visando a melhorar o desempenho do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ), o programa abrangerá 30 unidades de pronto atendimento (UPA) e 11 hospitais geridos por organizações sociais de saúde (OSS), além de hospitais e institutos gerenciados pela Fundação Saúde do Estado do Rio de Janeiro (FSERJ) e pela SES-RJ. A previsão é de que 150profissionais, entre contabilistas, economistas e administradores, além de profissionais da área da saúde, participem do PNGC.

Com a adesão do Rio, o programa está implantado em oito estados – Amapá, Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul –, no Distrito Federal e em três municípios – Rio de Janeiro, Porto Alegre e Mauá. No total, 150 unidades de saúde fazem parte do projeto.

+ Acessados

Veja Também