Rica em minerais águas termais traz benefícios para saúde e bem estar

Rica em minerais águas termais traz benefícios para saúde e bem estar

Com o cotidiano cada vez mais corrido e estressante, a procura por uma melhor qualidade de vida é essencial para a longevidade, por isso as pessoas estão buscando meios saudáveis para manutenção do corpo e da mente dentro de parâmetros recomendáveis pela medicina. Uma forte aliada para combater esses males segundo os especialistas são as águas termais, que são ricas em minerais famosas em revigorar as energias e ajudar no rejuvenescimento.

As mais fontes termais conhecidas mundialmente ficam localizadas na Itália e França, onde milhares de turistas as visitam como os reis da antiga Roma e os pensadores franceses, mas isso não significa que precise viajar para o exterior para usufruir dos benefícios das águas termais. Bem próxima de Rondonópolis, a 25 km do centro a Águas Quentes Cidade de Pedra oferece águas minerais de temperatura média de 42ºC, o complexo idealizado e construído em 2013 pelo empresário Waltencyr Santiago, que viu uma ótima oportunidade de ingressar no segmento de turismo, com a descoberta de águas termais em sua propriedade. “Nós compramos a área em 2009 e quando perfuramos o poço e jorrou água quente, começamos a projetar um empreendimento que atendesse a demanda dos rondonopolitanos e visitantes de nossa cidade e hoje chegamos a quase 5 mil pessoas por mês frequentando o nosso termas”, comentou.

TERAPIA – A fisioterapeuta Claudine Almeida Oliveira destaca que as terapias realizadas em águas termais servem com um ótimo complemento no tratamento em fisioterapia. “Hoje já se sabe bastante da importância da terapia das águas termais como auxilio em alguns tratamentos, pois elas apresentam vários benefícios aos pacientes em tratamento como: relaxamento muscular, analgesia e o empuxo aliviando o estresse sobre as articulações fazendo com que uma atividade de sustentação de peso, por exemplo, que pode ser contraindicado no solo, possa ser realizado com segurança no tratamento em águas quentes”, explicou.

A terceira idade é um dos grupos que mais se beneficia com os banhos em águas termais, a principal vantagem é em relação à mobilidade, pondera a especialista. “Já no caso de tratamento com idosos, o tratamento com banho em águas quentes, auxiliam os idosos na locomoção, já que fora da água, apresentam dificuldades de se locomover. Esse tipo de tratamentos não ajuda apenas na questão de saúde física dos pacientes, mas também no psicoemocional”, comentou.

Segundo o professor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Caio Augusto Marques, o processo de surgimento das águas termais é natural e faz parte de um ciclo. “De modo simplificado, a origem das águas termais tem relação com o processo de infiltração da água. A água infiltra no solo e nas rochas, onde fica armazenada. Como há aumento de temperatura conforme aumento da profundidade, esta água se aquece. Junto a isso, tem o calor emanado da camada da Terra chamada Manto. Se a crosta terrestre for relativamente fina onde se tem água armazenada, o calor do Manto aquece. Essa água chega à superfície como uma nascente de rio, ou é puxada como as águas de poços artesianos”, explicou.

CONCEITO – Termalismo é o conjunto de relações e vantagens que derivam de deslocação e permanência de pessoas nas estâncias termais, com o fim de obterem melhores condições de saúde, ou evitarem sua degradação, mediante a utilização de fatores e meios terapêuticos. Já é prática médica reconhecida pela Organização Mundial de Saúde. Além disso, sempre exerceu forte fascínio sobre o homem, sendo a mais antiga opção natural de saúde, bem-estar e prazer.