Rezende continua exigindo Ampliação da Unemat em Rondonópolis

Rezende continua exigindo Ampliação da Unemat em Rondonópolis

Rezende continua exigindo Ampliação da Unemat em Rondonópolis

Uma audiência pública requerida pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, realizada nesta quarta-feira (12/6), em Cuiabá, debateu a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Na ocasião, o deputado estadual Sebastião Rezende voltou a defender a criação de um campus da instituição em Rondonópolis, com a oferta de mais cursos de graduação, assim como seu fortalecimento no Estado.

Membro titular da Comissão de Educação do Legislativo, Rezende lembrou ao reitor da Unemat, Rodrigo Zanin, presente na ocasião, que, desde 2003, quando do seu primeiro mandato, tem envidado esforços para levar a instituição ao maior número de municípios possível, incluindo a cidade de Rondonópolis. “Eu sei da importância que a Unemat tem no contexto do nosso Estado, pois é algo nosso”, afirmou.

No intuito de viabilizar essa expansão, o parlamentar contou que somou esforços para que a Unemat tivesse garantia constitucional de recursos. Assim, pontuou que os deputados na época(2013), inclusive Rezende presidia a CCJR, viabilizaram a aprovação do Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para que houvesse a aplicação de um percentual mínimo, chegando a 2,5% em 2018, da receita corrente líquida do Estado na Unemat.

Ele atestou que a aprovação dessa PEC ocorreu na época sob a garantia da expansão da Unemat, sendo agora crucial que o compromisso para que Rondonópolis tenha seu campus seja cumprido. Hoje a cidade tem apenas um Núcleo da Unemat, com os cursos de Ciências da Computação e Letras, além de duas turmas especiais de Direito viabilizadas através de emenda parlamentar de Rezende.

“Se não fosse esse Projeto de Emenda Constitucional não sei em que situação a nossa Unemat estaria hoje. O orçamento era feito, mas o governo não tinha obrigação de cumpri-lo, trazendo um prejuízo muito grande”, recordou o parlamentar no evento. “Hoje a Unemat pode fazer o planejamento que ela precisa, pois tem a garantia financeira”, reforçou.

Nessa realidade, o parlamentar enfatizou ao reitor que é preciso que a Unemat faça os estudos para apontar os meios e as condições financeiras para garantir a expansão desejada da instituição. Uma dúvida é se o percentual de 2,5% da receita corrente líquida do Estado, estabelecido hoje, seja suficiente ou não para essa ampliação. “Não vou cansar de cobrar aqui, Rondonópolis precisa ter o campus e mais cursos para os jovens da sua região, hoje com cerca de 500 mil habitantes, bem como nossa capital Cuiabá. O compromisso feito lá atrás precisa ser honrado”, finalizou.

+ Acessados

Veja Também