Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto

Ângelo Varela

Reunião da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto

Os resultados do Plano Estadual de Educação 2006-2016 e as demandas para o Plano 2018-2028 foram debatidos durante reunião extraordinária da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto nesta quinta-feira (10).

Representantes de entidades e órgãos ligados à educação participaram da reunião com os deputados Allan Kardec (PDT) e Wilson Santos (PSDB) na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

É esperado para até julho deste ano o encaminhamento, pela Secretaria de Estado de Educação, do Plano Estadual de Educação que irá direcionar as ações e trabalhos para os anos de 2018 a 2028.

Elaborado a partir de uma conferência entre Fórum Estadual de Educação, conselhos municipais e estadual de educação, secretarias municipais e estadual de educação, e outros representantes da sociedade civil, o projeto aguarda a análise da secretária de estado de Educação, Maioneide Angélica Kliemaschewsk.

O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, deputado Allan Kardec, solicitou que a Secretaria de Estado Educação (Seduc) encaminhe o quanto antes o Plano para a Assembleia.

“Pretendemos discutir o Plano na Comissão e em audiência pública antes da aprovação. Vimos hoje que ainda temos alguns desafios a serem cumpridos com relação à universalização e à qualidade da educação”, afirmou Allan Kardec.

O deputado Wilson Santos também destacou a importância de investir na qualidade do ensino público no Estado. “Estamos de olho na universalização da educação, mas não pode perder o foco da qualidade, que envolve qualificação de professores, melhor infraestrutura, condições que viabilizem o ensino”.

Durante a apresentação dos resultados do Plano 2006-2016, a Seduc apresentou as 17 metas e os resultados atingidos, entre eles os números com relação a educação infantil, especial, indígena e rural. A gestora governamental da secretaria, Caroline Dobes, explicou que as metas estabelecidas para universalização foram em grande parte cumpridas, mas que a secretaria busca a totalidade.

“O índice de 97% já é considerado universal, mas enquanto tiver uma criança fora da escola vamos trabalhar para incluir. Além disso, também temos que buscar melhorar a qualidade da educação para todos, professores e educação”, analisou Caroline Dobes.

O representante da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, Geraldo Grossi Junior, destacou que Mato Grosso é o terceiro estado que está sem um plano em vigência e sugeriu que as propostas apresentadas durante a conferência fossem consideradas base para as ações neste período.

“Até que o Plano seja aprovado e implantado, provavelmente ano que vem, deveríamos apresentar o documento aprovado e sugerir como diretriz para a execução dos trabalhos na área da educação”.

Para o deputado Allan Kardec, a reunião da comissão foi importante para o acompanhamento dos trabalhos realizados. “Assembleia cumpre o papel de acompanhamento e fiscalização do Poder Executivo e colaborar com os trabalhos”.

+ Acessados

Veja Também