Representantes da Sedec conhecem projeto AgriHub

Representantes da Sedec conhecem projeto AgriHub

Nesta terça-feira (01.09), o secretário adjunto de Investimento, Inovação e Sustentabilidade da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec MT), Walter Valverde, e equipe reuniram-se com representante da AgriHub, desenvolvida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato). Na ocasião o coordenador do projeto, Otávio Celidônio, fez demonstração das ferramentas tecnológicas que vem sendo realizadas pela rede de inovação formada por produtores rurais, startups, pesquisadores e investidores.

“A AgriHub é uma importante iniciativa de parcerias que buscam resolver gargalos do campo a curto e médio prazo. Todos os envolvidos direta e indiretamente com o meio rural podem ganhar com as ações inovadoras criadas nesse espaço de criação de tecnologias agrícolas”, destacou o secretário adjunto Walter Valverde.

Além de conhecer a dinâmica da AgriHub, os representantes da Sedec dialogaram sobre a possibilidade de incentivar a instalação em Mato Grosso das empresas participantes do projeto. Segundo o secretário Valverde, apenas 3% delas situam-se no estado. “Se somos grandes consumidores das inovações tecnológicas para o campo, podemos criar mais ambientes para a vinda dessas empresas para o estado. Essas empresas não precisam estar só nos grandes centros, podem estar mais perto do objeto de trabalho delas, ou seja, do campo, dos produtores mato-grossenses”.

O projeto que foi lançado no final do ano passado possui mais de dez startups e trabalham atualmente para atender demandas específicas dos parceiros corporativos do projeto. Futuramente outras empresas que tem interesse em usar as tecnologias das startups com intuito de agregar inovação em seus negócios serão atendidas também pelo AgriHub.

Durante a demonstração do projeto e das ações tecnológicas que estão sendo desenvolvidas no AgriHub Space (espaço que congrega todos os parceiros), situado na sede da Famato, foi destacado pelo coordenador do projeto a importância de ter um ponto de conexão entre toda a cadeia produtiva. Mato Grosso é celeiro da produção mundial de alimento e, segundo Otávio Celidônio, é também referência em inovação para a agricultura e pecuária. A produção rentável, sustentável e com boas práticas agrícolas norteiam o desenvolvimento das ações tecnológicas das startups.

O coordenador de inovação, tecnologia e biotecnologia no agronegócio da Sedec, Raphael Bulhões Perrupato Guizardi, também participou da reunião e reforçou que o governo de MT “está aberto para futuras parcerias e criação de sinergias”.

+ Acessados

Veja Também