Representantes da ALMT participam de evento sobre turismo rural em Barão de Melgaço

Redação PH

Redação PH

prédio da almt vai receber iluminação diferenciada em outubro

Representantes da ALMT participam de evento sobre turismo rural em Barão de Melgaço

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) participa nesta sexta-feira (23) do evento “Turismo Rural: Barão Sustentável”, realizado no município de Barão de Melgaço (113 km da capital) para capacitar, divulgar e fortalecer o turismo na região. Uma extensa programação será realizada ao longo de todo o dia, incluindo caminhadas, cavalgada, capacitação de agentes locais, degustação da culinária local e o encerramento na praça central.

A Frente Parlamentar para o Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável dos Municípios do Vale do Rio Cuiabá foi convidada pela Empresa Mato-Grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) a participar e conhecer o projeto de fomento ao turismo rural na região. Esta não será a primeira a vez que Barão de Melgaço realiza o evento de divulgação de seus potenciais turísticos e de capacitação da comunidade local.

Nesta edição, o treinamento será realizado por meio de uma palestra sobre crédito rural, alimentação saudável e produção agroecológica e da interpretação da geografia local sob orientação de um guia turístico profissional. Ainda haverá almoço típico pantaneiro, caminhada e cavalgada à beira do Rio Cuiabá e festividades culturais.

O deputado estadual Eduardo Botelho, que preside a Frente Parlamentar, explica que a ALMT vai participar da iniciativa para conhecerin locoas demandas da região para implementar, de fato, o turismo rural em Barão de Melgaço. “Vamos participar para ver como a Assembleia pode contribuir com este projeto econômico, social e ambiental”.

O supervisor local da Empaer, Hudson Paes, explica que foram escolhidos pontos turísticos com paisagens de belas baías, corixos, trilhas e veredas usadas pelos vaqueiros e pescadores da região. De acordo com o supervisor, o turismo rural permite aos turistas um contato direto com a natureza, a agricultura e as tradições locais, com hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar. “A maior proposta do turismo rural é a geração de emprego e renda, possibilitando aos produtores comercializarem seus produtos e apresentarem as belezas do campo pantaneiro”, enfatiza.

Atualmente, tramita na ALMT o Projeto de Lei (PL) n° 310/2016, de autoria do deputado estadual Eduardo Botelho (PSB), para definir as atividades turísticas que especifica o "Turismo Rural na Agricultura Familiar". Por meio deste projeto, o deputado estima adequar as atividades e possibilitar criação de linhas de crédito, qualificação e assim fomentar a agricultura familiar e o turismo regional.

“O turismo rural além de possibilitar melhorar a renda familiar, ainda pode fomentar a agricultura familiar com a venda e divulgação dos produtos”, explica o deputado Eduardo Botelho.

O PL 310/2016 foi lido em Plenário no dia 7 de julho deste ano, já passou pelo Núcleo Ambiental e Desenvolvimento Econômico e agora está na Comissão de Indústria, Comércio e Turismo para apreciação.Conheça aqui a proposta.

+ Acessados

Veja Também