Reestruturação do Hospital Regional de Rondonópolis reflete em melhor atendimento à população

Reestruturação do Hospital Regional de Rondonópolis reflete em melhor atendimento

Reestruturação do Hospital Regional de Rondonópolis reflete em melhor atendimento à população

Desde que o Hospital Regional de Rondonópolis Irmã Elza Giovanella passou para a administração do Instituto Gerir, a qualidade no atendimento vem sendo elogiada pelos pacientes e acompanhantes.

Além disso, as metas estabelecidas no contrato de gestão com o Governo do Estado, apesar das adversidades, estão sendo cumpridas e o número de pessoas atendidas foi ampliado.

A instituição também está passando por uma série de melhorias na infraestrutura após muitos anos sem manutenção e reforma, e apesar de estar em obras, a unidade hospitalar mantém o atendimento humanizado aos pacientes, com foco no seu bem-estar e recuperação.

Nesta quarta-feira (21.11), a mãe da paciente Mayara Bianca Barbosa Rodrigues, de 29 anos, moradora do município de Alto Taquari, que esteve internada por três dias, escreveu um elogio registrado por meio do Serviço de Relacionamento com o Usuário que o Hospital mantém.

“Em nome da minha filha quero expor minha gratidão pelos serviços prestados em seu benefício. Quero agradecer a cada membro das equipes médica, enfermagem, cozinha e limpeza pela atenção, dedicação e pelos trabalhos prestados. E principalmente por atender e restaurar a saúde/ou a vida da minha filha por um milagre e pelas abençoadas mãos e competência”.

Lauro de Moraes Xavier está internado há 23 dias no HR devido a um acidente de moto, recebendo todo suporte dos profissionais e do hospital. “Tenho sido bem atendido no Hospital Regional. Já realizei três cirurgias e tudo que preciso para minha recuperação está sendo feito”.

Atendimentos normalizados

“Hoje, com a estabilização do Hospital serão reabertos 25 leitos da Clínica Cirúrgica, e mais quatro salas cirúrgicas, totalizando 6 salas para a realização de cirurgias.

Estão sendo retomadas as cirurgias eletivas, e já estão programadas cerca de 20 cirurgias para a próxima semana, principalmente para a área de cirurgia geral e ortopédica, além da retomada das cirurgias de oftalmologia, como catarata.

O Hospital está todo reabastecido, ainda tem previsão de chegada de novos insumos e medicamentos para o abastecimento total da unidade.

O objetivo é passar o fim de ano sem intercorrências, por isso também será reaberta a agenda externa para exames, como ultrassom, raio-x, tomografia, ou seja, as atividades ambulatoriais voltam na próxima semana para toda a região”, explicou o secretário-adjunto de Gestão Hospitalar, Cassiano Falleiros.

Prorrogação do contrato

Com relação ao contrato de gestão hospitalar do Governo do Estado com o Instituto Gerir, o mesmo será prorrogado. “A prorrogação será até o dia 31 de janeiro de 2019, devido a não conclusão do chamamento público, por determinação do Ministério Público, e para que não haja a paralisação de nenhum tipo de serviço essencial e eletivo no HR”, completou Cassiano Falleiros.

Cumprimento de metas

A meta estabelecida para atendimento de urgência e emergência, por exemplo, de 800 atendimentos mensais, foi cumprida sempre acima de 100% desde dezembro de 2017, sendo que alguns meses, como março e agosto de 2018, o número de atendimentos foi quase 25% superior à meta, chegando a 986 e 973 pessoas no mês, respectivamente.

Com relação à meta para atendimento ambulatorial, estabelecida em 1.600 no mês, também foi cumprida na média, sendo que em alguns meses, como em março de 2018, foram realizadas 2.278 consultas médicas/não médicas e procedimentos.

O número de internações nas Clínicas Médica, Cirúrgica, Pediátrica, Ortopédica e Hospital Dia, estipulado em 600 por mês, ultrapassou a meta em meses como março de 2018, quando foram internados e tiveram alta 668 pacientes.

Reforma para ampliação do atendimento

Após a conclusão da reforma que está sendo realizada no hospital, a capacidade de atendimento será ampliada em diversos setores, como o de Emergência, que hoje possui apenas 08 lugares na sala de espera e 11 leitos, passará a ter 20 leitos, sendo 02 boxes vermelhos, 10 boxes amarelos, 05 observações verdes, 01 isolamento e 02 observações pediátricas, com uma ampliação total de 101,40 m² na área construída.

A recepção social terá um espaço moderno e confortável de 116,11 m² para acomodar pacientes, acompanhantes e visitantes, além de contar com sala de triagem, um avanço para toda a população da região que terá a sua disposição um atendimento de qualidade com espaço adequado.

Recentemente também foram contratados profissionais de enfermagem para o Núcleo de Segurança do Paciente e para o Ambulatório, além do investimento em instalação do conjunto radiológico com digitalização de exames, ampliando o número de exames realizados e aumentando a agilidade aos laudos.

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