Rede municipal de educação conta com 170 auxiliares para atender alunos com deficiência

Matusalem Teixeira

Rede municipal de educação conta com 170 auxiliares para atender alunos com deficiência

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem atuando na inclusão das crianças com deficiências da rede municipal com ampliação na quantidade de estagiários de pedagogia e psicologia que trabalham como auxiliares no atendimento direto aos alunos que necessitam de ajuda para o aprendizado e autonomia. Atualmente 170 auxiliares trabalham nas unidades educacionais municipais, além dos interpretes de libras em escolas em que há alunos surdos.

Na Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos, por exemplo, são 11 auxiliares e mais uma interprete de libras que trabalham no atendimento de 12 crianças com deficiência. Nayara Nunes Borges, estagiária de psicologia é auxiliar da aluna Thayla Leandro de Souza, de 8 anos, e que estuda no 2º ano do Ensino Fundamental. Diariamente Nayara busca contribuir para a evolução do aprendizado de Thayla estando com ela durante todo o período de aula.

Nayara explica que cada aluno com deficiência precisa de um tipo de cuidado diferenciado e no caso de Thayla o objetivo é mantê-la focada nas aulas com concentração, já que ela apresenta baixa visão e dificuldades na fala e na aprendizagem, problemas que resultaram de uma toxoplasmose congênita.

Thayla estuda na rede pública municipal desde os quatro anos. A mãe dela, Rosane Ferreira Leandro de Souza, conta que hoje a filha já evoluiu muito no aprendizado e está iniciando o processo de leitura. “Ela tem mais limitações que os demais alunos, mas notamos uma evolução muito importante tanto no aprendizado como na relação com os demais alunos”, ressalta e complementa que trocou a filha de escola, mudando para a rede privada por dois meses, mas retornou para manter a evolução que ela vinha apresentando. “Quando ela voltou para a escola todos os alunos da turma dela a abraçaram. Aqui ela se sente incluída. Adora vir para a escola e a presença da auxiliar também contribui muito”.

A professora de Thayla, Maria Mazarelo de Oliveira Figueiredo, destaca que o desenvolvimento da aluna está muito ligado a presença da auxiliar, que consegue com que ela mantenha o foco nas aulas e consiga aprender. Na mesma turma, há ainda uma aluna surda que tem o acompanhamento de uma interprete de libras, que conforme a professora também vem obtendo resultados positivos no aprendizado.

“Temos que entender que cada um dos alunos que apresenta deficiência precisa de um trabalho específico. Em uma turma com 28 alunos como esta, a presença da auxiliar e da interprete de libras é que garantem que as crianças com deficiência consigam acompanhar o processo de aprendizagem desenvolvido pelo professor”, explica a professora que também ressalta que todas as crianças têm o direito de aprender e isso precisa ser garantido.

A coordenadora da escola, Iracene Xavier, complementa que todas as 12 crianças com deficiência que estudam na unidade vêm apresentando uma evolução muito importante. “O avanço é visto diariamente”, diz. A Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos conta hoje com 602 alunos divididos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O Departamento de Educação Especial do Município informa que a rede tem 320 alunos com deficiência matriculados e eles são atendidos pelos auxiliares de acordo com a necessidade que cada um tem. A presença do auxiliar é garantida por lei e a necessidade do aluno com deficiência em ter o acompanhamento diário depende da avaliação médica e educacional específica. Atualmente, 186 crianças são atendidas por 170 auxiliares.

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