Rede Ebserh lança novo concurso público com 695 vagas em todo o país

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Rede Ebserh lança novo concurso público com 695 vagas em todo o país

Com abrangência nacional, o concurso público disponibilizará inscrições para a Sede Administrativa e 41 unidades hospitalares, divididas em seis regiões

Compartilhe:

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) lançou, nesta segunda-feira, 2, os editais normativos do concurso público nº 1/2023, com vagas para os 41 hospitais universitários federais vinculados à rede, além da sede da instituição, em Brasília. São três editais com previsão total de 695 vagas, sendo 554 vagas para a área médica; 106 vagas para a área assistencial; e 35 vagas para o setor administrativo. Além das vagas previstas, o concurso tem por finalidade a formação de amplo cadastro reserva para diversos cargos e especialidades.

Para o presidente da Ebserh, Arthur Chioro, o reforço de pessoal é fundamental para a manutenção do trabalho de excelência da Rede Ebserh no sentido de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação, ao mesmo tempo em que oferece assistência de qualidade à saúde. “Estamos integrados ao Sistema Único de Saúde e temos a responsabilidade de fazer mais e melhor para a sociedade que busca os nossos cuidados. Os futuros trabalhadores e trabalhadoras, aprovados neste concurso, terão oportunidade de seguir uma carreira importante do ponto de vista pessoal, mas também de contribuir para mudar positivamente a vida de milhares de pessoas”, declarou Chioro.

Com abrangência nacional, o concurso disponibilizará as inscrições para seis microrregiões (veja infográfico) das 10h do dia 4 até às 23h do dia 30 de outubro, em que o candidato poderá optar por uma determinada unidade hospitalar. As provas ocorrerão em um só dia em todos os estados brasileiros, incluindo capitais e cidades do interior onde se localizam os hospitais da Rede Ebserh. A data provável é 17 de dezembro deste ano.

Uma importante novidade marca esse concurso nacional. Por meio de uma articulação com a Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, foi estabelecida a reserva de 10% das vagas ofertadas a candidatos PCD (Pessoa com Deficiência), totalizando 70 vagas, enquanto a legislação prevê 5%. Ou seja, a Ebserh ofertará o dobro de vagas estabelecidas por lei. Além disso, será cumprida a reserva de 20% das vagas para candidatos PNP (Pessoas Negras ou Pardas), totalizando 139 vagas.

É a maior ação de inclusão na história da Ebserh e, para garantir a isonomia, foi realizada uma sessão pública para sortear cargos/especialidades com previsão de uma ou duas vagas nos editais, ficando estabelecido para quais cargos e hospitais será destinado esse percentual de vagas PCD e PNP. O sorteio público pode ser conferido clicando aqui.

A diretora de Gestão de Pessoas, Luciana de Gouvêa Viana, comentou a ação inclusiva da Ebserh. “Esta iniciativa da Ebserh visa à promoção da inclusão e da diversidade, bem como a valorização do ser humano e suas diversas particularidades e potencialidades. Estamos atuando de forma a contribuir por uma sociedade em que todos tenham espaço e sejam respeitados”, afirmou a diretora.

Mato Grosso

No Estado do Mato Grosso, estão previstos 7 vagas e cadastros reserva no Hospital Universitário Júlio Muller da Universidade Federal de Mato Grosso (HUJM-UFMT), sendo um total de 5 vagas para área Médica, 1 vaga para área Assistencial, 1 vaga para área Administrativa.

A banca organizadora do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a vigência será de um ano, prorrogável por igual período. Os detalhes podem ser conferidos nos editais, disponíveis no site da Ebserh.

A banca organizadora do certame é o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) e a vigência será de um ano, prorrogável por igual período. Os detalhes podem ser conferidos nos editais, disponíveis no site da Ebserh.

Sobre a Ebserh

Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também