Recordista paralímpico Daniel Dias pensa em novos títulos durante a Rio 2016

Redação PH

Redação PH

Recordista paralímpico Daniel Dias pensa em novos títulos durante a Rio 2016

Dono de oito medalhas (sendo sete de ouro) no Mundial Paralímpico de Natação, disputado na Escócia, no mês passado, Daniel Dias espera repetir o desempenho nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá, que começam nesta sexta-feira. O nadador, que vai disputar oito provas e pode já cair na piscina neste sábado, será um dos 272 atletas da delegação brasileira na competição.

Na edição de Guadalajara, no México, em 2011, ele ganhou 11 medalhas de ouro. O atleta, de 27 anos, nasceu em Campinas, no interior de São Paulo, com má-formação congênita dos braços e da perna direita. Com isso, ele compete em provas das categorias S5, SB4 e SM5 (que determinam o índice de deficiência de cada atleta). Brasileiro com maior número de medalhas em Jogos Paralímpicos (quatro ouros, quatro pratas e um bronze em Pequim, 2008; e seis ouros em Londres, 2012), ele já pensa em conquistar novos títulos nos Jogos do Rio.

Metro: Como você avalia seu desempenho no Mundial?

Daniel Dias:Fiquei muito feliz com o meu resultado. O Brasil foi muito bem. Conseguimos melhorar em relação ao Mundial de 2013. Vimos uma grande evolução no esporte paralímpico e fico feliz de participar disso.

Metro: Qual é sua expectativa para o Parapan?

Daniel Dias: É sempre muito bom representar o país em grandes competições. Tivemos um grande prova que foi o Mundial e agora o Parapan será mais um bom teste para avaliar bem o trabalho e poder chegar da melhor forma possível em 2016. O Brasil tem recebido bastante investimento na natação paralímpica. Esperamos ter um bom resultado e sair de lá como campeão geral na natação e também no geral de todo o Parapan.

Metro: Já sonha disputar uma Paralimpíada em casa?

Daniel Dias:A gente sonha, passa pela cabeça. Será uma grande oportunidade. É uma grande honra representar o país em uma Paralimpíada, e em casa seria algo espetacular. Vou batalhar muito para conseguir minha vaga.

Metro: Já se imagina conquistando um ouro no Rio?

Daniel Dias:Seria algo incrível e, sem dúvida, já pensamos nisso. Mas ainda tem muito trabalho até chegar lá no ano que vem e conquistar a medalha.

Metro: Você sente pressão por ser um dos principais atletlas paralímpicos do Brasil?

Daniel Dias:Eu vejo isso com bons olhos, não procuro pensar em pressão. Foi uma grande oportunidade que Deus me deu e é bom poder levar o nome do esporte paraolímpico brasileiro.

Metro: Como avalia a preparação do Brasil para a Olimpíada?

Daniel Dias:Acredito no trabalho e que o Brasil vai sediar os Jogos da melhor forma possível. Será um marco no esporte do país. O Rio pode se tornar um exemplo para outras grandes cidades do Brasil.

Metro: Como o esporte ajuda pessoas com deficiência?

Daniel Dias:O esporte pode ajudar a superar as dificuldades e pode mostrar que a deficiência está na nossa cabeça. Mostra que você pode realizar sonhos.

+ Acessados

Veja Também