Reclamações contra Energisa podem ser feitas de forma online, saiba como

Inclusão da concessionária de energia à plataforma amplia o acesso dos consumidores aos serviços do Procon e proporciona mais transparência, diz secretária adjunta.

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Agência Brasil

A concessionária de distribuição de energia elétrica em Mato Grosso, a Energisa, está na plataforma www.consumidor.gov.br. A partir de agora, consumidores podem registrar reclamações relacionadas à empresa de forma online, sem sair de casa. O índice de resolução de conflitos via plataforma é superior a 80%, conforme dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O sistema não interfere na atuação do Procon-MT e dos Procons municipais, que continuam  com o serviço de registro de reclamações presencial. O www.consumidor.gov.br é uma opção a mais para o cidadão e uma facilidade, já que é possível registrar a reclamação a qualquer hora do dia.

Disponível aos brasileiros desde junho de 2014, o consumidor.gov.br proporciona a interlocução direta, rápida e sem burocracia entre consumidores e fornecedores. São cerca de 500 empresas cadastradas e 1,2 milhão de usuários registrados, conforme dados Ministério da Justiça e Segurança Pública. Em 2018 foram 609.644 mil reclamações pela plataforma em todo país.  O tempo médio de resposta foi de 6,5 dias e o índice de resolução chegou a 81%.

Para a secretária adjunta do Procon-MT, Gisela Simona, a inclusão  da Energisa no consumidor.gov.br é um marco, porque cidadãos dos 141 municípios de Mato Grosso poderão fazer reclamação dos serviços relativos à concessionária, uma vez que não existe ainda Procon em todas as cidades, nem Poder Judiciário em algumas localidades.

“Teremos também mais transparência no tratamento das demandas pela empresa, acompanhadas pela  Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o que é uma grande conquista para o consumidor. Lembrando ainda que a Energisa é a empresa mais demandada em Mato Grosso e, consequentemente,  aquela que a população mais procura para buscar seus direitos”.

Pelo  Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), que corresponde ao atendimento presencial, a área “Serviços Essenciais” é a mais reclamada pela população, sendo que o assunto “Energia Elétrica” apresenta o maior número de registros. Agosto de 2019 fechou com 481 reclamações referentes ao fornecimento de energia. 

Saiba mais sobre o consumidor.gov e como fazer suas reclamações online clicando aqui.