Queda no PIB de 2016 está dentro da projeção da Farsul

Redação PH

Redação PH

famato e corpo de bombeiros discutem a segurança nas feiras agropecuárias de mt

Queda no PIB de 2016 está dentro da projeção da Farsul

A retração da economia brasileira em todos os setores, constatada através da divulgação do PIB, nesta terça-feira (07/03), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está dentro da dimensão estimada pela Assessoria Econômica do Sistema Farsul. Segundo os dados coletados pelo IBGE, a economia brasileira sofreu um encolhimento de 3,6% em 2016, resultado que, somado ao desempenho ruim do período anterior, representa uma queda de 7,2% nos últimos dois anos.

A maior retração ocorreu na agropecuária, com 6,6% em relação ao ano anterior. Segundo o economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, as razões que levaram ao resultado na agropecuária são diferentes dos motivos que levaram a uma diminuição dos números da indústria (-3,8%) e serviços (-2,7%). "Essa queda é resultado de condições climáticas adversas nos principais centros produtores de arroz, milho e soja. A agropecuária sofreu fortemente o impacto do El Niño. Não foi por falta de investimento ou empenho do setor rural, muito pelo contrário, houve um aumento da área plantada nesse período", adverte da Luz.

Para o futuro, no entanto, as perspectivas apontam para uma retomada do crescimento, ainda de forma discreta, com uma estimativa de aumento de 0,7% do PIB nos três setores. O setor rural deve ter uma contribuição importante, com um crescimento que pode superar os 8% por causa das condições climáticas favoráveis e da comparação com uma base fraca em 2016.

+ Acessados

Veja Também