Quatro cidades sírias recebem ajuda humanitária e combustível

Redação PH

Redação PH

retórica de trump é xenofóbica, e não populista, afirma obama

Quatro cidades sírias recebem ajuda humanitária e combustível

Quatro cidades sírias sitiadas pela guerra começaram a receber alimentos, remédios e combustível, segundo fontes humanitárias.

A cidade rebelde de Zabadani, perto da fronteira libanesa e cercada pelas forças pró-regime, recebeu alimentos e remédios, segundo uma declaração conjunta da ONU, do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) e do Crescente Vermelho sírio (SARC).

Enquanto isso, as cidades xiitas de Fua e Kafraya (noroeste) e a cidade rebelde de Madaya, perto de Damasco, receberam combustível, de acordo com a mesma fonte.

Na semana passada, comboios humanitários conseguiram entrar duas vezes em Fua, Kafraya e Madaya, mas não conseguiram chegar até Zabadani.

Em Madaya, uma cidade sitiada há seis meses pelas forças do regime, há pelo menos 42.000 civis. Muitos civis morreram de fome e outros sofrem de desnutrição grave, de acordo com as organizações humanitárias.

Em Fua e Kafraya, onde vivem cerca de 20 mil civis e onde o regime lançou comida de helicóptero, a situação é menos grave, assim como em Zabadani, onde existem milhares de civis.

As quatro localidades foram objetos de um acordo de cessar-fogo em setembro, para permitir a entrada de ajuda humanitária.

Segundo a ONU, há 400.000 civis sitiados e que sofrem de desnutrição em 15 localidades na Síria. O conflito no país deixou mais de 260.000 mortos desde 2011 e forçou onze milhões de sírios a fugir de suas casas.

+ Acessados

Veja Também