Quando um casal deve procurar por tratamentos de fertilidade?

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Quando um casal deve procurar por tratamentos de fertilidade?

O casal decidiu ter um bebê, pararam com os métodos anticoncepcionais e… nada de gravidez. “As possibilidades de um casal saudável, jovem, e que mantém relações sexuais frequentemente, engravidar é de cerca de 20 a 25% a cada ciclo”, garante o ginecologista e especialista em reprodução assistida, Dr. João Pedro Junqueira, diretor da Clínica Pró-Criar.

Sendo assim, é natural que o exame de gravidez só dê positivo após cerca de 12 meses de tentativas. Geralmente, quando a cegonha não “aparece” após este período, é sinal de que existe alguma coisa errada com uma das partes envolvidas, lembrando que o problema pode também estar nos dois.

Qual o melhor momento para a investigação especializada com o profissional da área da Reprodução Humana?

Tempo e idade:

A chance do casal jovem (mulher com menos de 35 anos) engravidar a cada ciclo menstrual é em torno de 20%. Em um ano, a chance de gravidez chega a 85%. Trata-se de um período considerado normal para mulheres, com menos de 35 anos, engravidar. Se não ocorrer gravidez nesse período, um especialista em Reprodução Humana deve ser consultado para a realização de exames direcionados para a infertilidade.

Para as mulheres com mais de 35 anos, o tempo de espera deve ser menor. Se ela não conceber a gravidez em seis meses de tentativa, deverá recorrer ao especialista. A idade é o fator mais importante para o sucesso da gravidez. Quanto maior for a idade da mulher, mais difícil pode ser para ela engravidar.

Irregularidade menstrual:

A irregularidade menstrual é relacionada a distúrbios na ovulação, como a síndrome dos ovários polimicrocísticos, alterações hormonais da tireóide e da prolactina, dentre outros que podem levar à infertilidade. Se o ciclo menstrual da mulher é muito irregular, com atrasos menstruais importantes, longos períodos sem menstruar ou intervalo muito curto entre as menstruações, um especialista em Reprodução Humana deve ser procurado.

História de endometriose:

Endometriose é uma patologia que pode estar associada à infertilidade. Mulheres com suspeita de endometriose, cólicas menstruais muito fortes e que vêm piorando com o tempo, dor durante a relação sexual, dor para evacuar no período menstrual deverão ser avaliadas pelo ginecologista. Já as mulheres com diagnóstico de endometriose e que estejam tentando engravidar devem passar pela avaliação com o especialista para orientações e tratamento adequados.

Parceiro com história de alteração no espermograma ou varicocele

Em casos onde o parceiro tem história de alteração no espermograma ou doenças, como a varicocele, que podem afetar os espermatozóides, o casal deve realizar uma avaliação com ginecologista e urologista especializados em Reprodução Humana.

+ Acessados

Veja Também