Qualivida realiza mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre de trabalho na ALMT

Qualivida realiza mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre de trabalho na ALMT

Qualivida realiza mais de cinco mil atendimentos no primeiro semestre de trabalho na ALMT

A Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida (Qualivida) é o setor responsável pelo atendimento dos servidores da Assembleia Legislativa e dos seus dependentes. Foi implantado para promoção da saúde e tratamento dos trabalhadores do Poder Legislativo.

Este ano, nos primeiros seis meses, mais de cinco mil atendimentos foram realizados pelo setor, entre consultas médicas, procedimentos odontológicos, psicológicos, de enfermagem e de fisioterapia.

Na última semana de julho, o Qualivida divulgou o balanço dos trabalhos alcançados no primeiro semestre de 2019. Ao todo, foram realizados 5.710 atendimentos. Os números foram divulgados pela supervisão e encaminhados à Secretaria de Gestão de Pessoas e ultrapassam o montante referente ao mesmo período de 2018.

De acordo com os dados anunciados, o atendimento direcionado à enfermagem foi o que liderou o balanço de 2019, com 2.630 atendimentos. Em segundo lugar, atendimentos médicos com especialidades somaram 1.298 consultas, seguidos pelos atendimentos odontológicos, com 1.104 exames e procedimentos. Fisioterapia segue com 811 atendimentos e, fechando o balanço, foram registrados 137 acolhimentos de perícia.

“O Qualivida vem cumprindo rigorosamente seu papel e, ainda, sendo participativo em todas as ações da Casa, pois possui um quadro profissional extremamente capacitado e experiente”, disse o coordenador de Supervisão de Saúde e Qualidade de Vida, médico cardiologista Carlos Carretoni.

“A procura pelo ambulatório é intensa e estamos aqui para atender da melhor maneira, assim como agilizamos atendimentos a especialistas externos, antevendo problemas mais graves”, lembrou ele.

Para o secretário de Gestão de Pessoas da Assembleia Legislativa, Elias Santos, os números comprovam que o trabalho está sendo bem desempenhado e isso “pode ser comprovado com o aumento gradativo da demanda divulgada”.

“Esses dados demonstram que o Qualivida é muito atuante. Por outro lado, ficamos preocupados com a saúde dos servidores, pois quando a procura é grande, alguma coisa está errada com a saúde dos pacientes”, destacou ele. A partir disso, e numa tentativa de reverter essa situação para melhorar a qualidade de vida dos servidores, Santos adiantou que já se encontra em poder da Mesa Diretora uma proposta para a criação de um local apropriado com chuveiros e adaptado com armários, para que eles possam tomar banho e guardar seus pertences.

“Trata-se de uma sugestão que está ganhando força, para que os servidores tenham um espaço para guardar suas roupas e tomar banho ao final dos exercícios físicos, que podem ser praticados ao fim do expediente no próprio entorno da Assembleia Legislativa”, afirmou o secretário. Além do atendimento interno na Assembleia Legislativa, em janeiro deste ano, a equipe do Qualivida participou da Corrida de Reis, disponibilizando atendimento e orientação para os corredores e como apoio aos servidores legislativos inscritos.

As iniciativas de promoção da saúde buscam estimular os servidores a adotarem hábitos saudáveis, com a prática de exercícios físicos, correção postural e educação alimentar. Para isso, foram implantadas também a ginástica laboral, a caminhada no Parque das Águas e uma campanha sobre postura no ambiente do trabalho.

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