Qual a diferença entre o cartão de crédito tradicional e o consignado?

Picture of Mike Alves

Mike Alves

Freepik

Qual a diferença entre o cartão de crédito tradicional e o consignado?

Opção traz juros menores e maior controle das despesas

Compartilhe:

Uma das razões que tornam os juros do cartão de crédito tão altos é a falta de uma garantia sólida, como um bem ou dinheiro. Mas e se você pudesse deixar algo como garantia para o pagamento do cartão em troca de pagar juros menores?

Esse é um dos diferenciais que fazem o cartão consignado ter condições muito mais favoráveis. Esse cartão é oferecido por alguns bancos e funciona da mesma maneira que o cartão de crédito tradicional, com a diferença de que você terá condições bem melhores e pagará juros muito menores.

Ficou interessado e quer saber mais? Conheça as diferenças e vantagens dos cartões consignados neste texto. Continue a leitura e confira.

Mais segurança, menores custos

À primeira vista, um cartão de crédito consignado não é tão diferente dos cartões tradicionais, pois tem as mesmas condições. Há um limite de gastos pré-estabelecido, uma taxa de juros contratada e as mesmas condições de pagamento e vencimento.

A principal diferença entre ambos está na forma de pagamento. Enquanto nos cartões tradicionais o cliente é o responsável pelo pagamento da fatura, no cartão consignado o pagamento é automático. O pagamento da conta é descontado diretamente do salário ou do benefício do titular.

Esse pagamento tem um teto, que geralmente não pode ultrapassar 5% do salário total, mas dá uma segurança ao banco quanto ao recebimento do dinheiro. Logo, se uma pessoa ganha R$ 10.000 por mês, o valor máximo que pode ser descontado do pagamento do cartão consignado é R$ 2.000.

Além disso, o público-alvo desse tipo de cartão são aposentados e servidores públicos, militares ou pensionistas, cuja renda mensal é garantida. Essas profissões contam com uma grande estabilidade na renda, o que fornece ao banco uma garantia sólida de pagamento da fatura.

Por outro lado, se o valor da fatura exceder o limite de 5%, o usuário do cartão deve fazer o pagamento de outra maneira, como débito automático ou boleto bancário.

Vantagens do cartão consignado

Os cartões consignados oferecem uma série de praticidades e vantagens em relação aos cartões tradicionais. Entre elas estão os juros mais baixos, facilidade no pagamento, entre outras.

Taxas de juros

Enquanto os cartões de crédito tradicionais cobram juros que podem chegar a mais de 400% ao ano, os cartões consignados possuem taxas muito mais baixas.

De acordo com o Banco Central (Bacen), o limite de cobrança de taxas no consignado, incluindo o crédito rotativo, é de 2,67% ao mês. Com isso, os juros do cartão nessa modalidade podem ser até 15 vezes menores do que o normal.

Cabe frisar que não recomendamos que você atrase a fatura e tenha que arcar com juros por falta de pagamento. Mas, caso haja uma emergência que torne o atraso inevitável, os cartões consignados são uma opção muito mais barata.

Sem anuidade

Como são cartões mais simples, os consignados não costumam ter custos extras, como anuidade ou taxas de manutenção da conta. Além disso, a aprovação do crédito é mais fácil — inclusive, se você já tem um empréstimo consignado, ela pode ocorrer de forma automática.

Maior praticidade

Conforme mencionado, o pagamento da fatura do cartão consignado é descontado diretamente da sua folha de pagamento, o que traz mais praticidade na hora de fazer o pagamento.

Se você costuma esquecer a data do pagamento da fatura, essa função é importantíssima para evitar o pagamento de juros. Outra praticidade que esse modelo traz é a otimização das suas contas mensais, permitindo que você utilize seu tempo para planejar melhor o orçamento do mês.

Contudo, não deixe a função de débito automático fazer você perder o controle das finanças. Fique sempre de olho nos seus gastos e mantenha o controle da fatura do seu cartão para evitar surpresas.

O cartão consignado pode trazer uma enorme economia com juros e ajudar suas finanças pessoais, desde que você mantenha o controle do seu orçamento. Evite ultrapassar o limite de uso do consignado, tenha um orçamento mensal e faça dessa ferramenta uma grande aliada na sua vida.

Deixe um comentário

Veja Também