Quais são as drogas mais consumidas no Brasil

Consumo abusivo de álcool aumenta 42,9% entre as mulheres
Arquivo/Agência Brasil

Você sabe quais são as drogas mais consumidas no Brasil? Se não, então é hora de aprender. Afinal, é importante ter esse tipo de informação para poder compreender adequadamente o cenário do consumo de substâncias psicoativas no Brasil, além de poder se proteger e proteger a sua família delas. Afinal, não é preciso trabalhar em uma clínica de recuperação para poder entender sobre o assunto.

A maior base que temos para poder entender quais são as drogas mais consumidas no Brasil é uma pesquisa feita pela Fiocruz. O estudo entrevistou mais de 17 mil pessoas no Brasil e conseguiu criar um panorama geral sobre o estado do uso de substâncias psicoativas aqui no Brasil. Dessa forma, podemos compreender melhor quais as drogas mais populares, qual o nível de vício da população e muito mais.

Quer descobrir quais são as drogas mais consumidas no Brasil? Então siga a leitura do artigo abaixo!




Quais são as drogas mais consumidas no Brasil? 5 respostas

1. Álcool

De acordo com a pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, a droga mais usada no Brasil é o álcool. É fácil de entender o porquê disso, já que a substância é legalizada e amplamente incentivada em eventos comemorativos na nossa cultura.

De acordo com a pesquisa, mais da metade da população brasileira entre os 12 aos 65 anos já consumiu álcool alguma vez em sua vida. Um valor considerável, cerca de 46 milhões de pessoas (ou 30,1%), consumiram alguma dose nos últimos 30 dias, mostrando qual é o padrão de consumo habitual da substância. Além disso, o estudo ainda indicou que pelo menos 2,3 milhões de pessoas apresentaram os critérios usados para definir uma dependência química do álcool.

2. Tabaco

Depois do álcool, a substância mais usada no Brasil é o tabaco, mais uma legalizada. No entanto, o uso de cigarros vem diminuindo como efeito de todas as ações criadas para reduzir o consumo dessa substância em nossa sociedade. Atualmente, há um declínio considerável no consumo de cigarros no Brasil, ainda que um terço de todos os brasileiros já tenha fumado um cigarro pelo menos uma vez na vida. O consumo habitual, no entanto, é menos da metade disso: 13,6% de todos os brasileiros, o equivalente a 20,8 milhões de pessoas.

No entanto, um elemento preocupante na pesquisa é a ascensão de formas alternativas de fumo, como os cigarros eletrônicos e os narguilés. Dito isso, entretanto, ainda não há informações o suficiente para traçar uma conclusão com base nesses dados.

3. Maconha

Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais consumida. Cerca de 7,7% de todos os brasileiros entre 12 e 65 anos já usaram maconha pelo menos uma vez na vida. Em termos de usos habituais, cerca de 3,2% de todos os brasileiros consumiram alguma substância ilegal no ano anterior ao da pesquisa, o que equivale a quase 5 milhões de pessoas.

4. Medicamentos sem prescrição

Segundo a pesquisa da Fiocruz, preocupa o número de pessoas que consumiu medicamentos de forma não prescrita ou em uma quantidade diferente da prescrita pelo médico: aproximadamente 1% da população se encaixa em um desses termos. É um número bem acima do padrão, o que indica a possibilidade de uma crise no consumo de remédios no Brasil em algum momento no futuro.

5. Cocaína

Por fim, para fechar o Top 5 das drogas mais usadas no país, a cocaína ficou na quinta posição. Ao redor de 3,1% de toda a população brasileira já usou a droga alguma vez na vida, com 0,3% das pessoas consumindo em um ritmo habitual.

Pronto, agora você já sabe quais são as drogas mais consumidas no Brasil. É claro que não entraram na lista substâncias psicoativas como a cafeína (presente no café, no chá e em outras bebidas), pois elas são de consumo tão banalizado que é difícil até mesmo conseguir controlar e provavelmente toda a população brasileira toma essas bebidas.

E aí, ficou impactado com o ranking? Achou que o resultado seria esse? Comente abaixo!