Publicidade na internet: entenda o crescimento nos últimos anos

Pixabay/Ilustrativa

A publicidade na internet é o estilo de negócios que continua crescendo ao longo dos anos. Desde o seu início na metade dos anos 90, ela vem crescendo rapidamente, gerando mais de US $230 bilhões em receita globalmente no último ano.

No Brasil, o marketing digital é o tipo de comunicação que mais aumenta na área da propaganda. Dessa forma, o seguimento online cresceu mais de 25% no ano de 2017. Além disso, a estimativa é que a publicidade na internet continue em ascensão. Esses resultados, só comprovam que a publicidade na internet mudou o mercado.

Outro país que ganha destaque é Portugal, onde existe um crescimento constante de empresas dispostas a investir em marketing online para potencializar as vendas em Portugal.

Todas as mudanças na comunicação vêm acontecendo há algum tempo. Dessa forma, as mídias tradicionais estão perdendo espaço para os formatos digitais. Por isso, os anunciantes de televisão, rádio e revistas têm mudado seus planos de ação.

O principal objetivo é focar na publicidade na internet. Agora que você entendeu como está o mercado digital atualmente, criamos este post para mostrar o crescimento da publicidade na internet nos últimos anos. Confira a seguir, mais informações.

Como tudo começou?

Sem a publicidade na internet que temos hoje, a única ferramenta para divulgar um serviço ou produto era a conversa de um vendedor. Entretanto, muita coisa mudou desde o, boca a boca até os atuais anúncios na internet.

A primeira grande mudança na publicidade foi a invenção de Gutenberg, no século XV. Com a invenção da prensa mecânica foi possível a reprodução de textos, além dos manuscritos, foi a partir dai que surgiu um dos principais canais de veiculação de mídia: o jornal impresso.

No ano de 1625, o jornal inglês Mercurius Britannicus publicou o primeiro anúncio. Já aqui no Brasil, isso aconteceu no final do século XIX, anúncios produzidos por poetas como Olavo Bilac. Nessa época a publicidade não possui o caráter persuasivo que tem hoje, seu objetivo era apresentar o serviço ou produto.

Passado um período, já na era industrial, a publicidade assumiu outro papel fundamental: Incentivar o consumo dos bens desenvolvidos nas capitais. Foi assim, que o mercado publicitário se profissionalizou.

Em meados de 1841, foi a criada a primeira agência de publicidade na Filadélfia (EUA). Aqui no Brasil, a Eclética foi a primeira agência publicitária criada em 1914.

No começo do século XX, a indústria de automóveis foi a grande percursora da publicidade. Henry Ford dizia: “deixar de investir em publicidade para poupar dinheiro é como parar o relógio para economizar tempo”.

Durante os anos seguintes, as revistas e as rádios incentivaram a indústria da publicidade, porém foi a chegada da televisão a revolucionou. Em 1941, foi exibido o primeiro comercial de TV, para a relojoaria Bulova, ao custo de 9 dólares.

Como surgiu a publicidade na internet

O audiovisual transformou a criatividade, os anúncios começaram a ser mais persuasivos. Com essas mudanças, a publicidade passou a ser estudada e foi motivo de pesquisas e críticas, com a intenção de estimar seu impacto na sociedade.

Já nos anos seguintes, começou outra transformação para a publicidade a internet. Com espaços para divulgação em buscadores, blogs, sites, e-mails e as mídias sociais esses canais representam um grande chance para os anunciantes.

O uso do marketing digital, deixou muito mais fácil o contato com o público-alvo de uma empresa e a mensuração dos resultados de um anúncio, algo que nenhum veículo de comunicação fazia. No entanto, a publicidade na internet é desafiada a todo tempo por novas mídias, que questionam o modelo tradicional de agências e anúncios.

Muitas marcas precisam se comunicar com clientes mostrando bons conteúdos e não transformando a sua rotina em algo chato com o excesso de anúncios.

Além disso, a publicidade na internet facilitou o acesso ao marketing: atualmente qualquer pessoa consegue criar anúncios no Google ou Facebook.

Crescimento da publicidade na internet

Durante muitos anos investidores e analistas subestimaram o potencial do mercado publicitário online e até hoje ainda o fazem com base em um grupo de suposições. Entretanto, mais do que os outros meios de comunicação, a publicidade na internet evoluiu e se transformou diariamente.

Hoje seus canais de crescimento, são os móveis, vídeos e os programáticos que nem existia a algum tempo.

Analistas acreditam que o crescimento é sustentado é esperado que amadureçam com o passar do tempo. Daqui a dez anos, a publicidade na internet poderá atingir R$4 milhões, dois terços da internet, não por causa de mudanças, mas sim porque mais pessoas estarão na internet e os anúncios cada vez melhores.

Dessa forma, a publicidade na internet está em constante mudança, e a única certeza é que não se pode deixar de lado as inovações tecnológicas e do consumidor.