Publicado pelo MEC, método de professores da Semed formadores do Pnaic é modelo de educação

Publicado pelo MEC, método de professores da Semed formadores do Pnaic é modelo de educação

Publicado pelo MEC, método de professores da Semed formadores do Pnaic é modelo de educação

Professores formadores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) que participaram da última edição (2017-2018) do curso de formação do Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) se distinguiram com seus artigos divulgados em coletânea do Ministério da Educação (MEC). Os relatos evidenciavam experiências na aplicação de métodos de ensino no âmbito do Pnaic que surtiram resultados positivos e surpreenderam com os estudantes.

“Rondonópolis foi o município com mais textos publicados de todos os que participaram”, afirma a coordenadora do Pnaic em Rondonópolis, a professora Roseli Batista de Jesus. Ao todo, foram 12 narrativas abordando técnicas aplicadas em sala de aula em cima dos conteúdos apreendidos durante a capacitação.

Com o objetivo de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido pelo Pnaic em Mato Grosso, a edição foi lançada em maio deste ano, em Cuiabá, quando vários docentes dos diversos municípios mato-grossenses que participaram da formação e tiveram seus trabalhos publicados receberam um Kit com os três volumes da Coleção Pnaic de Mato Grosso: Memórias de Alfabetização – “A formação sob diferentes olhares”, “Aprendizagem e mudança” e “A chegada da Educação Infantil e do Programa Novo Mais Educação”. Em Rondonópolis, esta coletânea será lançada neste segundo semestre com data ainda a ser definida.

Andréia Cristina Santiago, que é professora formadora na área de matemática, comenta que, ao observar o comprometimento dos docentes e a eficiência da aplicação dos conhecimentos com os alunos, não se surpreendeu com a consagração. “Eu percebia a dedicação dos professores que participaram da capacitação e como eles estavam envolvidos com o trabalho, além do resultado notável na prática em sala de aula”, compartilha. Para ela, o registro em livro dessas vivências perpetua uma metodologia que deu certo proporcionando uma partilha com outros profissionais da educação do Mato Grosso e do Brasil em prol do aluno.

Contente ao ver o mérito do trabalho dos professores da Semed registrado na coletânea, a secretária de Educação, Carmem Garcia Monteiro, aplaude e avalia: “Esse reconhecimento atesta que estamos no rumo certo. Afinal, a criança bem alfabetizada segue bem por todo o período de estudo da educação de base até o ensino superior”. Ela lembra que, em 2017, a Semed identificou que havia 400 crianças em Rondonópolis que deveriam ser alfabetizadas e compara: “Hoje, 90% dessas crianças estão alfabetizadas e as outras estão recebendo o suporte do professor regente em sala de aula para completarem o ciclo de alfabetização”.

Carmem ressalta que o papel da Semed é dar o instrumental para que os professores capacitem esses estudantes. “O investimento desta gestão tem sido no sentido de proporcionar a formação continuada ao professores de forma que eles utilizem um método pedagógico eficiente e eficaz”.

Acordo firmado entre governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios em 2012, o Pnaic visa atender a meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE), que estipula a obrigatoriedade de “alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”, garantindo a alfabetização até os oito anos de idade em português e matemática. No Mato Grosso, o Pnaic foi implantado em 2013.

+ Acessados

Veja Também