PS4 rouba a cena do Xbox com funções exclusivas

Conheça 7 vantagens que o PS4 possui em relação ao seu rival Xbox One
O DualShock 4 oferece um controle agradável e funcional para o PlayStation 4 com boas funções extras (Foto: Divulgação/Sony)

O PS4 tem sido um dos consoles de maior sucesso da fabricante Sony, com ampla vantagem em vendas e jogos em relação ao seu maior concorrente direto, o Xbox One da Microsoft. No entanto, a disputa entre ambos os aparelhos entre os fãs permanece até hoje, com cada aparelho especializado em certas funções.

O console da Sony apresenta grande destaque em seus games exclusivos e avanços significativos no campo da realidade virtual. Confira 7 coisas que o PlayStation 4 leva vantagem em relação ao Xbox One.

Jogos exclusivos

Nos últimos anos, a Sony investiu bastante em suas franquias exclusivas como um ponto forte de venda e lançou sistematicamente games de altíssima qualidade aclamados por público e crítica. Entre alguns dos nomes mais famosos, estão exemplos como Uncharted 4: A Thief’s End, Horizon: Zero Dawn e o reboot de God of War.

Um diferencial em relação ao Xbox One é que os exclusivos do PS4 não podem ser jogados em nenhuma plataforma além do console da Sony, enquanto a maioria dos títulos do console da Microsoft estão disponíveis também no Windows 10.

Mais jogos japoneses

No Japão praticamente não há público para o Xbox One, que amarga vendas irrisórias, e isso leva a maioria das produtoras japonesas a focar seus esforços no PlayStation 4. Com isso, o console da Sony muitas vezes ganha títulos exclusivos como a série de RPG Persona 5 ou populares jogos baseados em desenhos japoneses, como Cavaleiros dos Zodíacos: Alma dos Soldados.

Mais consoles vendidos

Desde o lançamento do PlayStation 4, o console da Sony teve vendas fortes que rivalizam até mesmo as do PlayStation 2 no mesmo período, o que gerou uma grande base instalada para o videogame.

Uma grande quantidade de unidades vendidas se reflete em vantagens para os jogadores já que o console atrai mais atenção das produtoras para trazer mais vantagens e jogos exclusivos, como aconteceu com a série Call of Duty que hoje recebe seus DLCs primeiro no PS4 ou a exclusividade de Street Fighter 5.

Superioridade técnica

Desde seu anúncio o PlayStation 4 surpreendeu desenvolvedores ao utilizar algumas vantagens em seu hardware que o tornaram extremamente potente. Enquanto o Xbox One tinha uma proposta diferente de um console, que ficaria online 24 horas e utilizaria o acessório de captura de movimentos Kinect permanentemente, ideia que acabou abandonada.

Isso garantiu uma boa vantagem gráfica ao PS4 que passou a apresentar as melhores versões técnicas dos games multiplataforma, com maiores resoluções e taxa de quadros (FPS) mais estável. Ironicamente isso se inverteu com o Xbox One X mais potente que o PS4 Pro.

PlayStation VR

O visor de realidade virtual PS VR realizou grandes avanços em relação à acessibilidade da tecnologia com mais de cem jogos que possuem suporte ao aparelho, entre eles o assustador Resident Evil 7.

Apesar de um pouco caro para o público brasileiro, com valor de R$ 2.749 em pacote com a câmera e controles PS Move necessários para jogar, em outros locais do mundo o PS VR ainda é mais barato que outros visores para computadores, os quais exigem um PC potente.

Remote Play

Uma grande vantagem do PlayStation 4 que poucos jogadores tiveram a oportunidade de utilizar é a função de Remote Play que permite jogar seus games do console em um PS Vita, PS TV ou PC.

Tanto o PS Vita quanto o PS TV tiveram baixas vendas, porém permitiam jogar com conforto games de PS4 mesmo longe do console, como em outro cômodo da casa ou em um PC.

DualShock 4

O manuseio de joysticks é um tema bastante subjetivo em que alguns jogadores preferem o controle do Xbox One e outros o DualShock 4 do PlayStation 4.

No entanto, o controle da Sony oferece várias vantagens além das preferências pessoais que o tornam muito mais versátil, como entrada para headset no controle, controle de movimento, saída de som para chat, efeitos ou diálogos em jogos e um painel de toque.

Além de tudo, o DualShock 4 utiliza uma bateria recarregável, enquanto uma grande reclamação dos jogadores sobre os joysticks do Xbox One é que eles ainda utilizam pilhas.