Prós e contras de morar em prédio antigo

Prós e contras de morar em prédio antigo

Prós e contras de morar em prédio antigo

Está procurando um apartamento para alugar ou para financiar e está impressionado com os valores dos prédios novos? Bem, é claro que ter um imóvel novinho, em um lugar com boa infraestrutura de lazer, é um sonho muito comum entre os brasileiros, mas, muitas vezes, o preço pode desanimar.

Então, o que fazer? Desistir de mudar de apartamento e continuar morando em um lugar não tão viável assim? Não, talvez o que a pessoa precisa é se convencer de que é possível viver em um prédio sem elevador, mas que apresenta diversas outras vantagens, como aluguel e valor do condomínio mais em conta.

Quer conhecer um pouco melhor os prós e contras de morar em um prédio antigo? Nós levantamos alguns aspectos para você!

Os prédios antigos não são tão raros

Se você mora em uma cidade grande, já deve ter percebido que, apesar da crise econômica, a construção civil continua investindo pesado em diferentes empreendimentos imobiliários. Uma olhada rápida por uma cidade grande e veremos muitas construções de prédios espalhadas pelas mais diversas regiões.

No entanto, em cidades como São Paulo, os imóveis “velhos”, de décadas passadas, ainda são muito comuns. Em uma recente pesquisa, revelou-se que na capital paulista, casas e prédios dos anos 1970 são um quarto do total de imóveis da cidade. São cerca de 760 mil casas, lojas e prédios mais antigos.

A pesquisa não se estendeu por outras capitais do país, mas se você reparar bem em sua cidade, o mesmo padrão deve se repetir. Ou seja, os prédios e imóveis antigos não são tão raros assim.

Vantagens dos prédios antigos

Muito comuns em diversas cidades brasileiras, os prédios mais antigos possuem alguns pontos fortes que podem trazer boas vantagens para quem está pensando alugar ou comprar um imóvel.

Preço mais acessível

Os prédios antigos, geralmente, são mais baratos do que os prédios recém-inaugurados. Isso acontece com relação à venda, ao aluguel e, obviamente, quando consideramos o financiamento imobiliário.

De forma geral, os prédios antigos têm estruturas mais simples. Muitas vezes, eles não têm nem elevadores e garagens. E, com isso, a metragem do prédio não é muito extensa. Desta forma, os aluguéis e o condomínio acabam tendo um preço mais acessível.

Podem ajudar a contar a história da cidade

Os prédios mais antigos são importantes patrimônios. Se estivermos falando de cidades grandes como São Paulo e Rio de Janeiro, podemos pensar na relevância das construções para os moradores de cada região.

Um prédio antigo pode ajudar a contar um pouco sobre a história de desenvolvimento da cidade, além de dar sinais de como se deu o seu processo urbanístico.

Vizinhança pode ser mais receptiva

Se você já morou em prédios antigos, sabe que os moradores podem ser mais velhos. Isso acontece, geralmente, porque eles compraram os apartamentos quando foram lançados e decidem envelhecer ali.

Acredite, isso pode ser sim uma vantagem, principalmente para quem não tem família na cidade. Os moradores mais velhos tendem a ajudar mais os vizinhos e isso pode facilitar a criação de laços e na adaptação da pessoa à cidade ou ao bairro novo.

Desvantagens dos prédios antigos

Mas é claro que os prédios antigos também possuem algumas desvantagens se comparados aos imóveis mais novos.

Infraestrutura mais precária

Como dissemos, uma das vantagens dos imóveis velhos é que eles não são tão caros assim e isso acontece, justamente, porque eles têm estruturas mais simples. Ou seja, a vantagem pode ser também um inconveniente.

Esses prédios, geralmente, não têm áreas de lazer. Ou seja, não têm playgrounds, piscinas, salões de festa e academias, por exemplo. Também podem ter garagens menores, o que pode ser um ponto negativo para quem tem carro e/ou moto.

Problemas com obra são comuns

Outro ponto negativo para os prédios mais antigos, é que eles costumam ter problemas corriqueiros de infraestrutura. Então, vazamentos de água e infiltrações, por exemplo, são mais comuns.

Com isso, o volume de obras nos apartamentos também é maior. Em consequência, os condôminos sofrem mais com o barulho e as obras constantes dos vizinhos.

Fachadas não são tão atraentes

Os prédios mais velhinhos, geralmente, têm fachadas mais simples, já que o conceito de varanda nos apartamentos é mais contemporâneo, mais recente. Por isso, visualmente, são mais modestos e o estado de conservação de áreas comuns como as portarias e os elevadores pode ser mais precário.

Agora, é colocar na balança os prós e os contras de morar em um prédio antigo e avaliar o que você quer priorizar.

+ Acessados

Veja Também