Proposta determina senha com impressão em braille no atendimento ao público

Redação PH

Redação PH

proposta determina senha com impressão em braille no atendimento ao público

Proposta determina senha com impressão em braille no atendimento ao público

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso analisa o projeto de lei (PL: 422/2017) de autoria do deputado estadual Jajah Neves (PSDB), que obriga os estabelecimentos que utilizam senhas em atendimento ao público a disponibilizar a impressão também pelo sistema braille, bem como o aviso sonoro para pessoas com deficiência visual, informando o número da senha e o número do guichê de atendimento. De acordo com o parlamentar, a medida é inclusiva e está ligada ao princípio da dignidade humana, previsto pela Constituição Federal.
Segundo o deputado, a impressão de uma senha com a identificação em braille dinamiza o atendimento tornando-o inclusivo. “A medida corrige distorções no atendimento aos deficientes visuais e, assim, minimiza os problemas a estes causados no atendimento em bancos, cartórios e nas repartições públicas”, justificou Jajah.
Para o parlamentar, a proposta é um melhoramento ao serviço oferecido por essas empresas que precisa ser adotado. “A ideia central do projeto é essencial, coerente, factível e pouco onerosa. Temos casos de fila por senha em que a pessoa com deficiência visual tem de perguntar aos outros à hora de sua vez”, defendeu o deputado.
Jajah lembrou que a legislação atual já estabelece medidas que podem "facilitar" a vida de pessoas com deficiência visual como audiodescrição em programas de televisão. O projetoestá sendo analisado pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

+ Acessados

Veja Também