Pronto Atendimento Infantil (PAzinho) volta a funcionar nesta semana em Rondonópolis

Foto: Assessoria

As obras de reforma e reestruturação das dependências do Hospital de Pronto Atendimento Infantil ‘Wilma Bohac Francisco’ ou “PAzinho” foram concluídas e a unidade retoma as atividades normais de atendimentos à sua clientela infantil ainda nesta semana, conforme garantiu a coordenadora Vânia Scapini.

Conforme a servidora, a mudança está sendo realizada paulatinamente, para não interromper os atendimentos pediátricos, mas, no mais tardar até a quinta-feira (09), toda a estrutura já deverá estar mudada e os atendimentos realizados e 100% já nas novas dependências reformadas.

É importante dizer que para a reforma e ampliação do hospital o município teve que investir R$ 839.765,35 mil, de recursos próprios.

Todavia, para essa nova faze de funcionamento da unidade, e em razão da pandemia do Covid-19, os médicos e enfermeiros tiveram que passar por uma capacitação e treinamento especializado ministrado pela médica infectologista Vanessa Siano.

Tudo isso para que eles saibam a correta utilização dos EPIs exigidos para o atendimento de pacientes, como o manuseio e utilização de máscaras, luvas e aventais, entre outros. E, ainda foram orientados sobre os cuidados na hora de manusear e retirar essas vestimentas e equipamentos, para assim, evitarem a própria contaminação; porque infelizmente, o Covid-19 é transmitido de forma muito rápida.

Ainda conforme informado, os profissionais agora estão aptos para o manejo correto dos equipamentos e poderão ofertar o máximo de segurança possível durante os atendimentos. Essa capacitação e atualização profissional fazem parte das ações adotadas pela administração municipal em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para o enfrentamento da disseminação do Coronavírus no município, bem como, os cuidados necessários de prevenção que devem ter, afim de evitar o próprio contágio.

Os servidores ainda receberam informações de métodos mais complexos de segurança e assistência ao paciente, principalmente relacionados à utilização de ventilação mecânica em pacientes, para o atendimento dos casos mais graves.

READEQUADO

Completamente reformado e readequado, o Hospital Infantil passará a contar a partir de agora com alguns espaços que não existiam anteriormente, a exemplo da brinquedoteca e do fraldário.

Além disso, o novo espaço foi readequado e terá banheiro para PCD (pessoa com deficiência), aparelho de raio-X, mobiliário novo, aparelhos de ar-condicionado novos, canalização de gases medicinais já instalados nas paredes (eliminando os perigosos cilindros internos) e, um espaço de recepção mais amplo, entre outros.

Além disso, toda a estrutura foi revitalizada com a troca do telhado e piso, janelas e portas e, ainda a construção de uma entrada separada para o acesso das viaturas com pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192).