Projetos promovem formação crítica e autônoma de estudantes

Redação PH

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Projetos promovem formação crítica e autônoma de estudantes

Com o objetivo de promover o uso dos meios de comunicação e ampliar a capacidade de expressão e o comprometimento social dos estudantes, a Escola Estadual Antônio Ferreira Sobrinho, em Jaciara (a 140 km de Cuiabá), desenvolve projetos de educomunicação com cerca de 80 jovens. Eles são instigados a planejar, discutir os temas que devem ser abordados, e produzir conteúdo para jornal mural, blog e rádio escola.

Os projetos propõem debates sobre assuntos como arte, cultura e política com base na educomunicação, que ganha espaço dentro e fora da sala de aula e busca desenvolver o senso crítico e as habilidades comunicativas da comunidade escolar.

A professora de Língua Portuguesa e coordenadora dos projetos, Elisângela Lopes de Lima, garante que as iniciativas possibilitam a criação de um ambiente de aprendizado, onde seus participantes têm a oportunidade de vivenciar experiências de pesquisa e produção.

De acordo com ela, as atividades representam grande pluralidade cultural, observando o caráter educativo, o entretenimento saudável e o público-alvo. “A rádio, por exemplo, tem programação diversificada e adequada aos ouvintes, em consonância com o projeto pedagógico da escola. Temos programas musicais gospel, de MPB, Sertanejo, entre outros”, informa, destacando que a comunidade ao entorno apoia e incentiva o projeto, inclusive participando pedindo músicas. A intenção é permitir que jovens falem para jovens sobre assuntos de seu interesse – e que discutam esses temas durante todo o processo de produção.

A programação da Rádio Escola AFS é variada e conta com programas especiais em datas como Dia dos Namorados, Meio Ambiente, etc., incluindo apresentações artísticas ao vivo, sorteio de brindes e homenagens aos aniversariantes do mês. Ela opera durante o intervalo, oferecendo aos alunos, aprendizagem com muita música, textos, mensagens religiosas e informes institucionais.

Cursando o 3º e 2º anos, respectivamente, Thiago Fellipe Brasil Magalhães e Isabela Viegas, participam das atividades e são entusiastas da rádio. Eles explicam que os próprios estudantes fazem a programação musical, o texto para locução e atendem aos pedidos de música. “Os locutores também são os alunos, que se empenham para criar um ambiente agradável”, frisa Thiago. “A cada programa uma equipe diferente comanda a rádio, diversificando e criando oportunidades para todos àqueles que desejam contribuir para o projeto”, aponta Isabela.

O blog (http://afscomunicando.blogspot.com.br/) e o jornal mural Papas na Língua, também são espaços para a divulgação de trabalhos, notícias, recados, enquetes e outros fatos relacionados ao dia-a-dia da escola.

Para a coordenadora de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Mariana Máximo, a escola está envolvida com a educomunicação, e os projetos estão bem avançados. “As atividades na concepção pedagógica contribuem para a formação cultural, o domínio da comunicação oral e escrita e potencialização da autonomia individual”, avalia.

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