Projetos para proteger recursos hídricos de Mato Grosso tramitam na Assembleia

Redação PH

Redação PH

projetos para proteger recursos hídricos de mato grosso tramitam na assembleia

Projetos para proteger recursos hídricos de Mato Grosso tramitam na Assembleia

Estão em discussão na Assembleia Legislativa de Mato Grosso diversos projetos que buscam proteger os recursos hídricos do estado e promover o uso consciente da água por todos.

A proposta mais recente é de autoria do deputado estadual Guilherme Maluf (PSDB). NoProjeto de Lei nº 32/2018, o parlamentar sugere a criação da Política Estadual de Proteção das Baías do Pantanal. Entre as medidas previstas no texto estão ações de recuperação, limpeza e regeneração das baías do Pantanal e de toda a região de suas margens. “Todo o Pantanal merece ser preservado, mas entendemos que há uma necessidade urgente de um plano específico para proteção das belas baías existentes na região pantaneira”, justifica Maluf.

O deputado também assina oProjeto de lei nº 263/2017, que institui a Política Estadual de Incentivo ao Consumo Sustentável. Uma das ações da proposta é de “estimular a redução do consumo desnecessário de água, energia e de outros recursos naturais, renováveis e não renováveis no âmbito residencial e de trabalho e das atividades de produção, de comércio e de serviços”.

A prevenção da falta de água ganha mais destaque noProjeto de lei nº 18/2015, que também tramita no Parlamento. Na proposta o deputado Oscar Bezerra (PSB) autoriza o Poder Executivo a realizar estudos, projetos e ações ambientais com a finalidade de recuperar e preservar os mananciais mato-grossenses. O parlamentar pretende “antecipar os fatos, através da execução de políticas públicas ambientais” e assim evitar um quadro de crise hídrica no estado.

O professor da UFMT e coordenador do Instituto Nacional de Áreas Úmidas, Dr. Paulo Teixeira,explica que o papel do Legislativo é grande na proteção de recursos hídricos. “O Parlamento pode fazer muita coisa. As políticas são todas regulamentadas por lei”. Ele lembra que as leis norteiam a atuação dos órgãos de fiscalização, como as secretarias estaduais de meio ambiente e o Ibama.

O pesquisador ainda avalia que é de extrema importância que os legisladores estejam atentos às mudanças climáticas para assim contribuírem na preservação dos recursos naturais. “Também é preciso lembrar que tratar de resíduos sólidos, também é proteger os recursos hídricos, pois eles acabam poluindo os rios”, completa.

O Dia Mundial da Água, celebrado todo dia 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.

+ Acessados

Veja Também