Projeto torna obrigatória venda de capacetes com tipo sanguíneo do condutor

Redação PH

Redação PH

cpi dos frigoríficos estuda o retorno de atividades de plantas frigoríficas desativadas em mt

Projeto torna obrigatória venda de capacetes com tipo sanguíneo do condutor

No primeiro semestre de 2016 foram registrados 746 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas e motonetas em Cuiabá e Várzea Grande, o que representa 43,5% do total de acidentes ocorridos nas duas cidades no período. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Em Mato Grosso, a situação é ainda mais alarmante. Estudo divulgado pelo Ministério da Saúde em 2015 aponta que o estado ocupa a 5ª posição no ranking de mortes por acidentes com esse tipo de veículo, com taxa de mortalidade de 11,9 para cada 100 mil habitantes. No Brasil, o índice é de 6,3 mortes por 100 mil habitantes.

Diante deste cenário, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), apresentou o projeto de lei n° 343/2016, com o objetivo de dar celeridade e garantir a segurança no atendimento médico emergencial a motociclistas, em caso de acidentes.

A proposta visa tornar obrigatória a venda de capacetes contendo informações sobre o tipo sanguíneo e o fator RH do comprador.

Conforme texto do projeto, a informação deve ser afixada pelo estabelecimento comercial em local visível.

Capacetes destinados a passageiros de moto taxi e afins também deverão seguir a exigência.

“Acredito que esta medida contribuirá para aumentar as chances de sobrevivência dos motociclistas, que se expõem diariamente a um alto grau de risco”, defendeu Maluf

+ Acessados

Veja Também