Estudantes dos colégios Leibniz, Cândido Portinari, CIE e Sossego da Mamãe, em Rondonópolis, estão tendo o privilégio de assistir a uma palestra sobre mercado imobiliário com o renomado escritor Marcus Araújo, autor best-seller com mais de 160 mil exemplares vendidos, entre eles Meu Imóvel, Meu Mundo Kids e Mentes Saudáveis, Lares Felizes, em coautoria com Augusto Cury. A iniciativa está sendo possível em nossa cidade graças ao apoio do Grupo TMI, que abraçou o projeto que já beneficiou 25 mil crianças em diferentes cidades do Brasil.
A palestra em Rondonópolis ocorre nestes dias 15, 16 e 17 de outubro, levando conhecimento e construindo sonhos junto às crianças. Nessa ocasião, a TMI, além da palestra com Marcus Araújo, garante às crianças participantes, gratuitamente, exemplares do livro Meu Imóvel, Meu Mundo Kids, que se encaixa na disciplina extracurricular de educação financeira e ensina às crianças como funciona o mundo imobiliário. Vale dizer ainda que não há nenhuma despesa financeira para a escola e/ou para os pais ou crianças.
Nesta terça-feira (15) foi a vez das crianças do Colégio Leibniz receberem a ação educativa, que tem como embaixadora em Rondonópolis a estudante Maria Clara Muniz, filha dos sócios diretores da TMI, Thiago e Patrícia Muniz. A gerente administrativa do Leibniz, Janieli Ribeiro, explicou à reportagem que o colégio recebeu a iniciativa porque vislumbrou a oportunidade de ajudar as crianças a se conscientizarem sobre a importância dos lares e, ao mesmo tempo, pensarem no futuro em relação a temas como educação financeira e meio ambiente. “Com certeza, o conhecimento que as crianças adquiriram aqui vão ser levados para os lares, e isso vai refletir muito na vida futura delas”, avaliou.
Pesquisador sobre mercado imobiliário, estatístico e futurologista do morar, Marcus Araújo argumenta que o livro e o projeto surgiram a partir da constatação de que as crianças cada vez mais fazem parte do momento da escolha de imóveis, sendo um dos fatores decisivos mais importantes nesse processo. Falando a linguagem das crianças, ele aborda assuntos como direito à moradia digna, aproveitamento de espaços dos lares e o dever de cuidar do local onde moramos. “A moradia é um produto muito escasso para a humanidade até 2.050 e as pessoas precisam entender isso desde cedo. Nisso, em um mundo que pode chegar a 9 bilhões de habitantes, precisamos ter muito cuidado com nosso pequeno mundo, que é a nossa casa. Fazendo isso, a gente está cuidando do Planeta”, argumentou o autor para a reportagem.
Marcus Araújo pretende chegar a 100 mil crianças atendidas com o projeto em todo o Brasil, sempre tendo uma construtora apoiando em cada cidade. Em Rondonópolis, ele atesta que foi muito bem recebido e apoiado pelo Grupo TMI. “Eu vejo esse apoio de forma muito saudável porque as próprias construtoras estão passando por isso, porque as crianças realmente estão mais curiosas e desafiadoras. A construtora que tem um diálogo com as crianças, no mínimo, abre um canal, cria uma empatia e um desenvolvimento de relacionamento com esse público, podendo fazer estruturas em seus empreendimentos mais assertivas, de acordo com as expectativas delas”, observou o escritor, relatando que também recebe um retorno muito grande de pais que acabam aprendendo com o livro.
A sócia diretora da TMI, Patrícia Muniz, reforçou à reportagem que a empresa decidiu apoiar esse projeto porque acredita que o futuro do mercado imobiliário começa com a educação e a conscientização das próximas gerações. “O projeto ‘Meu Imóvel, Meu Mundo Kids’ foi idealizado justamente para trazer conhecimento às crianças sobre o universo da moradia, do planejamento urbano e da importância de construirmos um ambiente sustentável e acolhedor.
Sabemos que despertar o interesse das crianças desde cedo é fundamental para formarmos adultos mais conscientes e cidadãos preocupados com o desenvolvimento da comunidade em que vivem. Além disso, entendemos que as crianças são grandes influenciadoras nas decisões familiares, inclusive na escolha de um lar, o que reforça ainda mais o valor dessa iniciativa”, avaliou.
Além de ajudar a construir o futuro de uma nova geração, a TMI também almeja inspirar o mercado a investir em ações educativas. “Esperamos que o projeto se destaque como uma referência em educação infantil sobre moradia e sustentabilidade. Queremos estimular o aprendizado de forma lúdica e relevante, promovendo e reforçando os principais valores da TMI, como inovação e responsabilidade social, além de inspirar outras empresas a investirem nas futuras gerações”, repassou Patrícia.