Projeto MT Ciências circula por cidades do interior de MT

Projeto MT Ciências circula por cidades do interior de MT
Durante três dias, os moradores terão acesso gratuito à exposição dos experimentos científicos. - Foto por: Soraya Medeiros

A partir desta terça-feira (04.06), a carreta do MT Ciências chega com sua mostra itinerante na cidade de Sapezal. O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), em parceria com a Prefeitura Municipal de Sapezal.

Durante três dias, os moradores terão acesso gratuito à exposição de experimentos científicos. Um grupo de monitores do projeto apresenta as atrações dentro da carreta, fazendo demonstrações que aliam conhecimento teórico com práticas lúdicas e interativas, despertando a curiosidade e estimulando o gosto pela ciência.

A coordenadora do MT Ciências, Fernanda Paiva explica que o projeto leva um museu itinerante de ciência para a população de Mato Grosso, com ambiente de educação informal, em que o visitante poderá ter um contato direto e dinâmico com a ciência e tecnologia.

De acordo com Fernanda, uma das atrações mais aguardadas é o Gerador Van de Graaff. A peça, desenvolvida para gerar tensões elétricas, faz com que cada toque do visitante arrepie todos os fios de cabelo.

Sobre o projeto

O MT Ciências tem como objetivos a popularização e a interiorização da Ciência no estado. O projeto foi criado em 21 de novembro de 2017, já percorreu mais de 12 municípios de Mato Grosso e um em São Paulo.

O projeto já recebeu a visita de mais de 40 mil alunos do ensino fundamental, médio e técnico das escolas públicas. Além de passar por alguns campi das universidades de Mato Grosso. Os equipamentos são voltados para áreas de física, matemática e biologia, são interativos e atendem todas as idades.

Próximas Exposições

A próxima cidade a receber a Carreta do MT Ciências será Colíder, entre os dias 15 a 19 de junho, das 8h às 17h.

Calendário

Julho
10 a 14 – Canarana
22 a 27 – Campo Grande na 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Agosto
19 a 24 – Tangará da Serra

Setembro
10 a 13 – Santa Carmem
25 a 28 – Lucas do Rio Verde

Outubro
21 a 25 – Cuiabá na 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.