Projeto “Embaixadores do mandato” já tem mais de 900 inscritos em todo Estado

Criado pelo deputado Ulysses Moraes, o projeto tem como objetivo envolver os cidadãos na fiscalização e atuação em cada município de MT

O projeto voluntário “Embaixadores do Mandato”, do deputado Ulysses Moraes, já tem mais de 900 inscritos em Mato Grosso. O parlamentar lançou o projeto em maio de 2020 com o objetivo de envolver os cidadãos na fiscalização e atuação em cada município. E muitas demandas de fiscalizações, requerimentos de informações e indicações já foram enviadas pelos embaixadores.

“Achamos essa forma de envolver mais as pessoas na política e estamos felizes com o resultado. Já temos embaixadores em praticamente todos os municípios de Mato Grosso, mas neste ano queremos ampliar ainda mais esse número. É importante que cada cidadão saiba que ele tem o direito de fiscalizar como os recursos públicos estão sendo aplicados na sua cidade. Por isso, o Embaixadores do Mandato é essencial”, disse Moraes.

O projeto já disponibilizou aos embaixadores seis apostilas com conteúdos relevantes para realizar uma fiscalização. Os materiais vão desde direitos políticos até a Lei de Acesso à Informação. Além disso, o deputado realiza encontros online com os inscritos dando informações sobre mais ferramentas de fiscalizações.




“Você sabia que dá para fazer uma boa fiscalização sem sair de casa? É isso que mostramos para eles através dessas lives. Muitos documentos e dados podem ser encontrados nos portais de transparência e ensinamos cada detalhe para que eles consigam fazer isso sozinhos”, acrescentou o parlamentar.

Através do projeto, o deputado já fez fiscalizações acompanhado dos embaixadores. As demandas sobre obras paradas, por exemplo, chegam a todo momento e várias vezes o parlamentar vai até o município para verificar essa situação no local. Os embaixadores interessados também vão até o gabinete para deixar suas solicitações e conhecer de perto o trabalho do deputado.

“Estamos trabalhando juntos pelo estado. Para aqueles que decidirem fazer parte da mudança e participar do projeto, minha equipe do gabinete irá fornecer todas as instruções necessárias sobre a Lei de Acesso à Informação. É importante que cada cidadão também faça sua parte e seja um fiscalizador”, enfatizou o parlamentar.

Para se inscrever, clique aqui.