Projeto de Wagner inclui Redação em Português no Ensino Fundamental

Redação PH

Redação PH

vereador professor sidnei resolve problema da falta d´água em comunidade rural

Projeto de Wagner inclui Redação em Português no Ensino Fundamental

O deputado Wagner Ramos (PSD) propôs a inclusão da Redação, na disciplina Língua Portuguesa, a partir do 3º ano do Ensino Fundamental-I, para os alunos das escolas públicas de Mato Grosso. O trabalho entrou em fase de estudos no período em que o governo se une a setores da comunidade escolar no processo de mobilização pela erradicação do analfabetismo em Mato Grosso, por meio do projeto Muxirum da Alfabetização.

De acordo com oProjeto de Lei nº 90/2017, de autoria do parlamentar, uma vez por semana os estudantes terão aula de redação, agregando conteúdo obrigatório com interpretação de texto e aprendizado para manuseio de dicionário. Segundo Wagner, o cômputo final da média bimestral, exigida para aprovação em Língua Portuguesa, contará com avaliações mensais de redação que englobarão, também, atividades avaliadas em sala de aula.

Oprojeto segue o artigo 205, da Constituição Federal. Ele estabelece que a educação seja promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, buscando o pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Também observa que o Brasil foi impactado com o novo Acordo Ortográfico de 2009, elaborado para uniformizar a grafia de palavras de países que possuem o português como língua oficial.

É com base nesse cenário que Wagner considera imperiosa a reestruturação das grades curriculares, no que diz respeito à Língua Portuguesa, a partir do Ensino Fundamental-I, na conclusão do processo de alfabetização do aluno, que deve ocorrer por volta dos oito anos de idade. O PL 90/2017 está na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto.

Oportuguês é a língua oficial de oito países do mundo, espalhados em quatro continentes. Estima-se que quase 250 milhões de pessoas falem o idioma. Depois do Brasil, os países onde o português é mais falado são Moçambique (19 milhões), Portugal e Angola (11 milhões cada um) e Guiné Bissau (mais de um milhão). Segundo o mestre em Letras Clássicas e PhD em Arqueologia Clássica, professor Milton L. Torres, o espanhol não é o parente mais imediato do português, mas o galego – a última língua do tronco romântico a se separar de nosso idioma.

+ Acessados

Veja Também