Projeto de lei incentiva conscientização dos direitos dos animais

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Projeto de lei incentiva conscientização dos direitos dos animais

Na expectativa de avançar na política ecológica de Mato Grosso, o deputado estadual Max Russi (PSB) apresentou na sessão desta terça-feira (31), o projeto de lei nº 254/2016 para instituir a Semana da Conscientização dos Direitos dos Animais no Estado de Mato Grosso. “São necessárias ações mais abrangentes à conscientização dos direitos dos animais e neste sentido o projeto de lei institui uma semana inteira dedicada a ações em prol disso", afirmou o parlamentar.

Todo 4 de outubro é comemorado o Dia Mundial dos Animais em pelo menos 45 países. Assim, a semana será estabelecida, anualmente, a partir do domingo que coincida ou anteceda esse dia, findando no sábado subsequente.

A proposição também sugere incluir comemoração nas escolas públicas e privadas para que os alunos participem de forma efetiva da programação da semana. Podem ser realizadas oficinas de conscientização aos estudantes sobre a importância do bem-estar dos animais e os malefícios do abandono e de maus-tratos.

Devido à importância da conscientização em todo território mato-grossense, além das escolas, a comemoração integrará o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Mato Grosso, ampliando, dessa forma, a divulgação de como cuidar corretamente dos animais de forma humanitária.

A data

Tudo começou em Florença, Itália em 1931, em uma convenção de ecologistas. Neste dia, a vida animal em todas as suas formas é celebrada, e eventos especiais são planejados em locais por todo o mundo.

O dia 4 de outubro foi originalmente escolhido para celebrar o Dia Mundial dos Animais porque é o dia da festa de São Francisco de Assis – padroeiro dos animais e do meio ambiente. Igrejas de todo o mundo reservam o domingo mais próximo à data para abençoar os animais. Em Mato Grosso, no dia 4 de outubro, é comemorado o “Dia Estadual de Adoção de Animais”, conforme a Lei nº 10.146, de 03 de Julho de 2014, de autoria do deputado Gilmar Fabris.

+ Acessados

Veja Também