Projeto de lei do deputado Nininho proíbe ferrovia em áreas urbanas de Mato Grosso

Picture of Da Assessoria

Da Assessoria

Projeto de lei do deputado Nininho proíbe ferrovia em áreas urbanas de Mato Grosso

Proposta que visa garantir segurança e sossego à população inclui desativação de ferrovias existentes em áreas urbanas

Compartilhe:

O deputado estadual Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) é autor do projeto de lei que visa proibir a passagem de ferrovias por áreas urbanas dos municípios de Mato Grosso para garantir a segurança e o sossego da população. Aprovada na Comissão de Infraestrutura Urbana e de Transporte, a proposta será debatida na sessão ordinária desta quarta-feira (22.05) na Assembleia Legislativa (ALMT).

Nininho argumenta que a presença de ferrovias em áreas urbanas representa riscos de acidentes, poluição sonora e ambiental. “Ninguém é contra o progresso, mas nós precisamos garantir os direitos dos moradores. Quando a ferrovia passa próxima a residências, por dentro de um bairro, ela vai trazer transtornos à população. Há um exemplo disso hoje em Rondonópolis”, argumenta.

O projeto de lei determina que o traçado das ferrovias deve contornar o perímetro urbano e não entrar em áreas de ocupação urbana densa. “É natural a cidade crescer e, no futuro, se aproximar da ferrovia, mas a ferrovia nascer dentro da cidade não é normal. A minha lei pretende impedir que a ferrovia passe dentro da cidade e que se tenha uma distância mínima”, comenta.

FERROVIAS EXISTENTES

Além da proibição, o projeto de lei também prevê que as ferrovias que já atravessam perímetros urbanos sejam desativadas ou rebaixadas, reduzindo os riscos para a população. “O que não pode é a população ser submetida aos riscos gerados pela passagem de uma linha férrea no meio da cidade, cortando bairros, comunidades, avenidas, ruas e provocando riscos à segurança das pessoas”, ressalta o parlamentar.

Nininho destaca que o trânsito de trens dentro da cidade, em qualquer horário, gera poluição sonora prejudicial à saúde pública. “Existem leis ambientais que estabelecem os limites máximos de ruídos para áreas residenciais, comerciais e industriais. São normas utilizadas pelas administrações municipais para garantir condições adequadas ao sossego e, por consequência, à saúde pública”, conclui.

RONDONÓPOLIS

Em Rondonópolis, a empresa Rumo Logística recebeu da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) a licença ambiental para construir a Ferrovia Vicente Vuolo através da área urbana do município. No projeto original, a linha férrea passaria a uma distância de 30 quilômetros da cidade.

Em janeiro deste ano, o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, promulgou um Decreto Legislativo de autoria dos deputados Thiago Silva, Nininho , Cláudio Ferreira e Sebastião Rezende. No entanto, uma liminar concedida pelo Tribunal de Justiça de Mato Grosso autorizou a Rumo a continuar a construção dos trilhos no traçado alterado.

O novo traçado atinge os bairros Maria Amélia, Vila Operária, Parque Universitário, Jardim Ana Carla, Vila Olinda, Pedra 90 e Rosa Bororo, além da região Salmen, prejudicando cerca de 40 mil moradores. “Essa mudança do traçado resulta em prejuízos sociais e econômicos sérios em Rondonópolis. A cidade ficará dividida em duas”, pontua Nininho.

O traçado completo da ferrovia terá 740 quilômetros de extensão e ligará os municípios de Rondonópolis e Lucas do Rio Verde. Um ramal a partir de Juscimeira ligará modal ferroviário à Cuiabá.

Deixe um comentário

Veja Também