Projeto da Seduc visita 50 escolas de Cuiabá e Várzea Grande

A EE Diva Hugueney foi uma das que recebeu o novo projeto da Seduc - Foto por: Adilson Rosa Seduc MT

Projeto da Seduc visita 50 escolas de Cuiabá e Várzea Grande

O Projeto “Seduc Vai à Escola” finalizou sua primeira semana com 50 unidades escolares visitadas entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande. Os técnicos da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) fizeram trabalho de assessoramento e ouviram a equipe gestora de cada escola, que apresentaram os desafios e as dificuldades existentes em suas respectivas unidades.

Conforme a secretária adjunta de Gestão Educacional, Rosa Maria Araújo Luzardo, o projeto tem como estratégia levar e conhecer ações exitosas da rede, interagir e desenvolver, com os profissionais da educação, métodos e ações que contribuam para a melhoria pedagógica e de gestão escolar, com foco na aprendizagem dos alunos.

“Esse é um trabalho que será desenvolvido coletivamente com todos os setores da rede estadual de educação. É uma proposta desafiadora, mas, com certeza, nós iremos fazer a diferença”, destaca.

A diretora Elaine Perteli Benevides, da Escola Estadual Diva Hugueney de Siqueira Bastos, de Cuiabá, avalia como proveitosa a reunião, pois todos tiraram muitas dúvidas. “Os problemas enfrentados na nossa escola estão tanto na estrutura física como na questão pedagógica. Com as orientações que recebemos da equipe, esperamos reduzir esses problemas e melhorar o ensino-aprendizagem, principalmente o índice de desenvolvimento da educação básica em nossa escola”, assinala.

O diretor da EE Dunga Rodrigues, de Várzea Grande, Odemilço Manoel de Almeida, comemora o projeto, pois, segundo ele, a Seduc está realizando uma ação há muito tempo solicitada pelos gestores. “É uma ótima experiência para as escolas, pois a medida em que a Seduc sai do gabinete e vem para o chão da escola, começa a ver a realidade educacional” ressalta.

A diretora da EE Heroclito Leôncio Monteiro, Gissya Marli de Almeida, também de Várzea Grande, tem o mesmo entendimento. “O objetivo desse projeto é aproximar a Seduc das escolas e isso é muito bom, é um avanço. Conversamos de tudo um pouco, incluindo problemas extras, como violência na escola, o que acaba influenciando no resultado final do nosso trabalho”, frisa.

Uma das representantes da Seduc no Projeto, Lúcia Aparecida dos Santos, também acredita que essa primeira semana de visitas foi altamente positiva, pois as demandas das escolas são grandes.

“O bom do projeto é a promoção do diálogo entre a escola e o órgão central, e ambos comprovaram que têm o mesmo objetivo, que é a qualidade da educação”, frisa.

Interior

Nesta semana (de 23 a 27.09), cinco equipes da Seduc vão para o interior do Estado para visitar os 15 Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso (Cefapro). Nos Cefapros as equipes se reunirão com os gestores das escolas ligadas a cada um dos 15 polos.

“Os diretores, secretários e coordenadores pedagógicos poderão tirar dúvidas com as equipes. Na primeira semana de outubro, as equipes voltam para fechar as visitas às escolas de Cuiabá e Várzea Grande, que ainda não receberam o Seduc Vai à Escola.

+ Acessados

Veja Também