Programação do mês voltado as mulheres continua em Rondonópolis

Programação do mês voltado as mulheres continua

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Departamento de Ações Programáticas iniciou na última sexta-feira (1) um cronograma com atividades voltadas para o público feminino e a sociedade em geral em alusão ao Dia Internacional da Mulher celebrado anualmente no dia 8 de março.

O projeto segue com força total realizando diversas palestras, ações e serviços, bem como atividades educativas visando proporcionar informações, tal como alertar o público feminino sobre seus direitos no intuito de um dia terminar com o preconceito e a desvalorização.

Será realizada palestra com roda de conversa no Auditório do Tribunal do Júri no Fórum, nesta sexta-feira (8) com início às 7h30 e termino previsto para o meio dia, com o tema “Supere-se”.

Na parte da tarde ocorrerá roda de conversa e dinâmica sobre o assunto “Mulher” às 13h no Salão Paroquial da Igreja São José Operário. Para finalizar as atividades do dia haverá uma cerimônia para entrega da Medalha Rosa Bororo na Câmara Municipal de Rondonópolis às 19h.

As reeducandas da Cadeia Feminina em Rondonópolis serão atendidas no decorrer da terça-feira (12) com coleta do exame preventivo de Citologia Oncótica.

No dia seguinte (13), será a vez das mulheres em situação de prostituição que poderão realizar testes rápidos de Sífilis, HIV e Hepatite B no Núcleo dos Conselhos, Pastoral da Mulher Marginalizada, das 13 às 17h.

A palestra com roda de conversa sexta-feira (15) será no auditório da UNIC com os temas “Lugar de Mulher é… A realidade naturalizada sobre o feminino” e “O atendimento multidisciplinar aos casos de Violência Doméstica” das 8 às 12 horas.

Também na Unic, porém na outra sexta-feira (22) acontecerá a roda de conversa sobre o assunto “Violência contra mulher e crianças” das 13h30 até 16h.

O calendário de atividades será encerrado com chave de ouro, no dia 26 de março (terça-feira) com o seminário sobre feminicídio na Câmara Municipal durante período integral com a palestrante Delegada e Subsecretária de Segurança Pública do Estado do Piauí, Dra. Eugenia Villa.

O projeto acontece em parceria com Secretaria de Educação, Secretaria de Assistência Social, Secretaria de Desenvolvimento, SEST/SENAT, União Rondonopolitana de Associação de Moradores de Bairros (URAMB), Universidade de Cuiabá (UNIC), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em especial o Curso de Psicologia e Grupos de Convivência como NEATI/AATI/Cáritas.

Outros parceiros são o Fórum (Vara da Violência Contra a Mulher), Promotoria e Defensoria Pública, Conselho da Mulher, CONDIVO (Conselho Distrital da Vila Operária), Polícia Militar e Rede Cidadã, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Delegacia da Mulher.