Programa de educação tecnológica é lançado em Mato Grosso

O programa Seciteci de Educação Tecnológica MT é destinado aos alunos da rede pública de ensino, que poderão se inscrever gratuitamente

Foto por: Seciteci

Robótica, realidade virtual, games e tecnologia espacial são alguns dos temas que serão abordados durante programa “Seciteci de Educação Tecnológica MT”, lançado nesta terça-feira (26.05) pela Secretaria de Estado de Ciência, Inovação e Tecnologia (Seciteci) em parceria com a EdTech mato-grossense IJE for education. Com a finalidade de disseminar a ciência, tecnologia e inovação no Estado, o programa é destinado aos alunos da rede pública de ensino, que poderão se inscrever gratuitamente.

De acordo como secretário da Seciteci, Nilton Borgato, serão ofertadas mil vagas na plataforma online de educação tecnológica.

“O programa é resultado de uma parceria público-privado que prevê aulas com professores especialistas nas áreas. Os alunos contarão com livros digitais e diversas oficinas como robótica, startups e jogos educativos. Todas as aulas possuem metodologias personalizadas às faixas etárias das crianças e jovens”, explica o gestor.

O programa conta com cinco categorias: Kids (para 4 a 7 anos de idade), Teen 1 (8 a 11 anos), Teen 2 (12 a 14 anos), Young (15 a 17 anos) e Head (mais de 18 anos). Para os alunos menores de 18 anos, o programa será fundamentado nas 10 competências na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), além de um conjunto de ações e atividades envolvendo as dez áreas de tecnologia e inovação.

A superintendente de Desenvolvimento Tecnológico, Científico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueredo, informa que, para os estudantes acima de 18 anos, as aulas serão fundamentadas nas habilidades do futuro e nas exigências do novo mercado de trabalho e do empreendedorismo.

“Nesse caso, a metodologia será exclusiva para profissionais, empreendedores e universitários. Entre os temas, estão o design thinking, novas tecnologias, negociação e business inteligence”, afirma.

Para o CEO da IJE for education, Saulo Rocha, a parceria com a Seciteci consolida a missão das duas instituições, que é democratizar o acesso ao conhecimento da tecnologia e inovação.

“Nossas crianças e jovens representam a transformação que queremos, e tudo o que precisam é se conectarem com o que gostam, como games, drones, robótica, artes, música, esporte.. e tudo isso aliado ao conhecimento”.

O programa contará com aulas e materiais bilíngues, com mentora de educadores, empreendedores e gestores. Além disso, os responsáveis dos alunos menores de idade contarão com um espaço na plataforma digital com dicas de psicólogos e outros especialistas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo link AQUI!