Programa da Biblioteca de Juína está entre os 15 melhores da América Latina

Programa da Biblioteca de Juína está entre os 15 melhores da América Latina

Programa da Biblioteca de Juína está entre os 15 melhores da América Latina

O Programa municipal “ Arte, Leitura e Cultura: Uma Bela Mistura!” executado pela Biblioteca Municipal de Juína “Professora Maria Santana” está entre as 15 melhores práticas de Bibliotecas Públicas da América Latina.

No dia 5 de agosto, os representantes do município farão uma apresentação do programa na abertura do 11º Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias “Biblioteca Viva”, que será realizado pelo Governo do Estado de São Paulo entre os dias 5 e 7 de agosto, no Centro de Convenções Rebouças.

Ligada ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso (SEBPMT) – a Biblioteca de Juína existe há mais de 30 anos e se destacou por oportunizar uma maior presença da biblioteca no dia a dia da população, principalmente entre crianças e adolescentes, que se reaproximaram da biblioteca. É um espaço de leitura inovadora que funciona sem paredes, sem teto, e costuma circular em todos os eventos da cidade, na zona rural e nas aldeias indígenas.

No ano passado, a Biblioteca Municipal de Juína “Professora Maria Santana” conquistou o segundo lugar no concurso nacional “Conecta Biblioteca”, que premia as 10 bibliotecas públicas brasileiras que mais contribuem com o avanço dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e com a transformação social de suas comunidades.

A identificação das demandas do município e o protagonismo jovem renderam atividades de estímulo à leitura, como rodas de conversa, sarau em praças públicas e ações itinerantes nos eventos oficiais do município, além da criação do Comitê “Jovens Conectados com a Biblioteca”.

Tudo começou a partir de 2012, quando Juína aderiu ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado – PDI do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Inicialmente, era necessário organizar a sociedade civil por meio dos conselhos de políticas públicas, para estimular a participação da sociedade e incentivar os cidadãos a apresentarem propostas que seriam inseridas no Planejamento Estratégico do município.

Em 2013, a Secretaria de Articulação Institucional e a Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE realizaram oficinas para que os conselhos municipais funcionassem efetivamente como instrumentos de controle social e participação democrática. A partir daí, a revitalização da biblioteca de Juína passou a ser meta do Planejamento Estratégico e diversos segmentos da comunidade se uniram para criar projetos, entre eles o “Amigo do Livro e da Leitura”, em parceria com o Poder Judiciário e as oficinas na aldeia Pé de Mutum, do povo Rikbatsa, para professores indígenas.

Foram doados para a comunidade mais de 3 mil livros e em três anos a biblioteca passou de 600 usuários para 8 mil pessoas que buscam a leitura como entretenimento.

+ Acessados

Veja Também