Profissionais orientam educadores sobre saúde e segurança do trabalho em Diamantino

O Programa ERA tem caráter mais preventivo, enquanto o PERPE é direcionado para recuperar a saúde - Foto por: Seduc MT

Profissionais orientam educadores sobre saúde e segurança do trabalho em Diamantino

Profissionais que atuam no polo da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Diamantino receberam as orientações e esclarecimentos sobre o Programa de Educação para Redução do Absenteísmo (ERA) e o Plano Estadual de Readaptação do Profissional da Educação (PERPE), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A reunião foi realizada nesta quinta-feira (10.06).

“Nosso trabalho é ofertar saúde na educação”, explicou Cleuber Cristiano de Sousa, líder dos dois programas realizados por uma equipe multidisciplinar do Comitê Setorial de Saúde e Segurança do Trabalho da Seduc.

“De maneira simples, o Programa ERA tem caráter mais preventivo, enquanto o PERPE é direcionado para recuperar a saúde”, acrescentou.

A assessora pedagógica Gláucia Simone Souza de Camargo, de 45 anos, elogiou as duas iniciativas da Seduc, e ponderou que considera muito importante essa preocupação da secretaria com a saúde e bem-estar dos servidores.

“Esse cuidado é algo que sempre esperei da educação. Fiquei impressionada com o ERA, por exemplo, porque achei que se tratava de uma iniciativa por causa da covid, mas quando soube que é de 2019, vi que já era uma preocupação antes”, comparou a assessora.

“Ver a Seduc com essa preocupação, com esse programa, que vai trabalhar com profissionais especializados para atender a necessidade de saúde de cada servidor, isso é grandioso”, disse.

Ela também enalteceu o PERPE. “Temos funcionários que tem 10, 15 anos que estão readaptados, e que parecem que não vão sair nunca dessa condição. Ninguém nunca cuidou deles, parece que estão desassistidos. O PERPE dá uma espécie de esperança para essas pessoas que estão readaptadas, para elas se sentirem úteis”, afirmou a assessora Gláucia.

O diretor da DRE de Diamantino, Luiz Henrique Dutra Trentim, elogiou os esclarecimentos e orientações dados pela equipe do órgão central da Seduc e pediu para que diretores e coordenadores mobilizem os profissionais das escolas onde trabalham.

“Agradeço a clareza com que foi explicado o funcionamento dos programas e peço que os educadores possam ser encaminhados para acompanhamento. Entendo que isso deve ser feito se queremos que os programas funcionem, e vejo esses atendimentos como uma oportunidade”, falou.

A DRE de Diamantino atende, além da cidade polo, os municípios de Nova Maringá, Santa Rita do Trivelato, Nova Mutum, São José do Rio Claro, Diamantino, Nobres, Rosário Oeste, Arenápolis, Alto Paraguai, Nortelândia, Santo Afonso e Nova Marilândia, totalizando 46 unidades escolares.

Os participantes acompanharam atentamente as orientações – Foto: Carol Holland Seduc MT

+ Acessados

Veja Também