Profissionais das forças de segurança começaram a ser imunizados em Cuiabá

Equipe da Secretaria Municipal de Saúde ministrou a capacitação para membros do grupo aplicarem as vacinas

Davi Valle/Prefeitura de Cuiabá

Começou na manhã desta sexta-feira (09) a vacinação dos membros das Forças Armadas e Forças de Segurança Pública na sede do SENAI Cuiabá, localizada na av. XV de Novembro. A vacinação deste público está sendo realizada por profissionais de saúde que fazem parte do sistema de segurança, após terem sido capacitados pela equipe de vacinação da secretaria Municipal de Saúde.

A capacitação aconteceu na última quarta-feira (07) no polo central de vacinação de Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. “Como são pessoas que já trabalham na área da saúde, focamos no manuseio das doses, que precisa de cuidados específicos. É importante observar a temperatura da caixa onde as doses estão acondicionadas, o tempo de abertura do frasco e aspiração da vacina, tempo de administração da vacina após estar na seringa, ângulo de aplicação, entre outros detalhes. Também ensinamos a fazer o registro das doses no Sistema do Programa Nacional de Imunização, o SiPNI”, comentou Valéria de Oliveira, coordenadora da campanha em Cuiabá.

A equipe de Vigilância Epidemiológica do município entregou por volta das 8:30 as 1600 doses de Coronavac destinadas às forças de segurança no SENAI e a vacinação começou às 9h. “São 800 doses que chegaram em Cuiabá para este grupo e as outras 600 são da reserva técnica da Secretaria Estadual de Saúde”, revelou Valéria.

O sub tenente do primeiro Batalhão de Bombeiros, Joatan Jolar Marques Fontes foi escolhido para receber a vacina na abertura da imunização SENAI. “Estou muito feliz por receber a primeira dose. Espero que daqui para frente todo mundo tenha acesso à vacina. Não tenha medo de se vacinar, ela é para salvar vidas, todos precisam tomar”, comentou.