Professores participam de simpósio com educador português José Pacheco, em Cuiabá

Redação PH

Redação PH

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

Professores participam de simpósio com educador português José Pacheco, em Cuiabá

Cerca de200 professores e universitários da área de educação participaram do Simpósio da Educação Empreendedora com o autor Erik Penna e o educador português Joé Pacheco, realizado dia 29, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Vindo do município de Chapada dos Guimarães (distante a 65km da Capital), o diretor da Escola Estadual Rafael de Siqueira, Rosan Junior, se motivou com a experiência. “Trouxeram o maior educador da atualidade, José Pacheco, que modificou toda a forma de ensinar demonstrando que a educação não está no conteúdo, ela está nos valores”, disse o professor que passou muito tempo odiando a escola até que se formou com a ideia de fazer diferente. Acabou moldado, mas não vencido.

Para o educador português José Pacheco, escolas não são edifícios, são pessoas. E a aprendizagem só existe quando se cria um vínculo, desperta interesses. “As escolas atuais possuem um modelo falido em que é praticamente impossível trabalhar competências. É preciso oferecer um currículo tridimensional, que atenda anseios globais, da comunidade e do próprio indivíduo”, afirmou.

Pacheco é o fundador daEscola da Ponte, localizada no distrito do Porto (Portugal), e considerada uma referência no mundo com um modelo inovador. Apesar de fazer parte da rede pública portuguesa, a escola se difere das demais por não adotar séries, ciclos, turmas, provas ou aulas. “Os alunos se agrupam de acordo com os interesses comuns para desenvolver projetos de pesquisa e seus professores não são responsáveis por uma disciplina específica”, explicou o educador.

Promovido pelo Sebrae, o simpósio ocorreu durante o Fomenta MT e integra o projeto Educação Empreendedora. “Queremos promover um ensino cada vez mais criativo e empreendedor e, para isso, buscamos envolver e capacitar os educadores”, disse a gestora do projeto Viviane Pozzoli.

Até o final de 2017, mais de 25 mil alunos de escolas públicas e privadas e instituições de ensino superior, com idades a partir dos seis anos e que frequentam desde o ensino fundamental ao nível superior, serão atendidos em Mato Grosso.

O Sebrae atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios.

+ Acessados

Veja Também