Professores conhecem proposta do projeto Arena da Educação

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) apresentou aos professores selecionados e aprovados no processo seletivo da EE Gov. José Fragelli as premissas do projeto Arena da Educação, em Cuiabá. A reunião ocorreu no auditório do ginásio Aecim Tocantins e serviu pra os educadores se informarem quanto à grade curricular de ensino e como as disciplinas irão interagir com as práticas esportivas.

Conforme o superintendente de Esporte na Escola, Rosberg Rabelo Martins, o projeto só vai dar certo se os professores abraçarem a causa.

Ele explicou que a proposta da escola é diferenciada, no sentido de focar no treinamento esportivo. Dessa forma os educadores precisam estar engajados e alinhados com a proposta que vai mesclar os conteúdos da base comum (como Português, Matemática, História) com as disciplinas diversificadas (modalidades esportivas).

O professor de Artes, Paulo Teixeira, já assimilou o projeto. Ele acredita que a iniciativa vai revolucionar a educação de Mato Grosso. “Essa é a escola do futuro, que busca a interdisciplinaridade e trabalha os conteúdos de forma dinâmica para atrair os alunos, que estão cansados da monotonia em sala de aula”, ressaltou.

Para Teixeira as Artes têm tudo a haver com o esporte. “Um bailarino, por exemplo, precisa ter condições físicas para expor a sua arte. A mesma coisa pode-se dizer de uma atleta de ginástica rítmica, que precisa da música para executar seus movimentos com sincronismo e maestria”, explicou.

A Escola Governador José Fragelli, a Arena da Educação de Cuiabá, funcionará em tempo integral. Em um dos turnos, os alunos vão estudar as disciplinas básicas. Já no outro turno haverá o treinamento esportivo. A ideia é formar estudantes-atletas de alto nível, com todo suporte técnico e profissional.

O projeto irá atender 315 alunos, residentes em Cuiabá, com idades de 12 a 15 anos. Haverá turmas do 7°, 8ª e 9ª ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio. As modalidades esportivas serão: basquete, luta olímpica, atletismo, skate, tênis de mesa, judô, xadrez, natação e vôlei de praia.

A escola funcionará em uma parte da estrutura do estádio Arena Pantanal. Será o primeiro estádio-escola do mundo. O início das aulas está previsto para a primeira quinzena deste mês.