Produtores precisam estar antenados aos hábitos de consumo

Redação PH

Redação PH

produtores precisam estar antenados aos hábitos de consumo

Produtores precisam estar antenados aos hábitos de consumo

Depois de mais de três décadas com o crescimento acima do mercado econômico geral do Brasil, o setor de alimentos passou os dois últimos anos em queda por causa do momento de recessão vivido pelo país. Com isso, os empresários precisarão fazer uma leitura do consumidor brasileiro. O tema será apresentado pelo consultor e pesquisador do mercado de Foodservice, Sérgio Molinari, fundador da Food Consulting e Food Experts, na tarde de sexta-feira, dia 17 de fevereiro, durante a vigésima sétima Abertura Oficial da Colheita do Arroz, em Cachoeirinha (RS).

Segundo o especialista, que fará a palestra "Cenários e Perspectivas do Mercado de Alimentação do Brasil", o fato novo é que o empresário brasileiro ligado à atividade da alimentação nunca teve que se preparar para um momento em que o mercado fosse adverso. "Várias empresas têm encontrado dificuldades para atravessar este período e algumas outras tem tido êxito. Vamos falar sobre os fatores em comum das empresas que estão indo bem neste momento, ou seja, discutir fatores de sucesso mesmo em meio à crise", ressalta.

Molinari afirma que também é preciso analisar como será o mercado de alimentação após a crise e como será a retomada do crescimento do setor. Mais que isso, é preciso entender como o consumidor vai se comportar com esta retomada do ciclo positivo. "A discussão é que o mercado vai voltar a aquecer mas não será o mesmo que conhecemos há anos. Qual é o novo consumidor de alimentos no Brasil? Quais as transformações que já temos no país e que devem se acentuar nos próximos anos? Consequentemente, como as empresas que abastecem este mercado tem que se adaptar para este novo momento?", questiona.

Sobre o papel do produtor neste cenário, o fundador da Food Consulting e Food Experts reforça que este precisa se enxergar dentro de uma cadeia interligada e também se adaptar ao que o consumidor vem exigindo. "O produtor de alimentos tem que se enxergar como um elo, ele não é um agente autônomo que dá para pensar o seu negócio dissociado do resto da cadeia. O produtor também precisa visualizar para onde o hábito de consumo vai para ele entender o que produzir e para não ficar isolado no mercado oferecendo algo que o consumidor já busque de outra forma", explica.

A palestra terá como moderadora a professora associada do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e orientadora dos Programas de Pós-Graduação de Zootecnia e Tecnologia de Alimentos, Leila Picolli. A Abertura Oficial da Colheita do Arroz ocorre na Estação Experimental do Arroz, do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga). O evento é organizado pela Federação das Associações dos Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz). Mais informações podem ser obtidas no sitewww.colheitadoarroz.com.br.

+ Acessados

Veja Também