Procon-MT cobra investimentos e Vivo anuncia medidas

Procon-MT notifica operadoras de telefonia móvel que atuam em Poconé - Foto por: Procon-MT

Procon-MT cobra investimentos e Vivo anuncia medidas

Passados quase 20 dias desde a audiência pública realizada em Poconé para tratar da qualidade dos serviços de telefonia móvel no município, a operadora Vivo anunciou medidas para melhorar o sinal de dados e de telefonia na região. Notificada pelo Procon estadual, a empresa ainda se comprometeu em melhorar a cobertura em São José do Rio Claro, que também vem registrando problemas com a rede móvel.

Quem mora no Núcleo Habitacional Cidade Rosa (Cohab Nova), em Poconé, sofre com instabilidade e interrupção do sinal de telefonia móvel e baixa qualidade de navegação na internet. Moradores, estudantes e comerciantes reclamam principalmente da rede de dados, o que estaria comprometendo diretamente as atividades educacionais, bem como o comércio local, já que as operações de débito e crédito dependem de sinal de internet.

As reclamações foram apresentadas durante Audiência Pública realizada a pedido da Câmara de Vereadores de Poconé e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, no dia 08 de maio deste ano. Além do Procon, participaram representantes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de moradores. Na ocasião, foi feito um abaixo-assinado para subsidiar o trabalho das instituições.

De acordo com os dados apresentados pela operadora Vivo, em reunião com o Procon-MT, serão trocados dois equipamentos de rádio utilizados na transmissão de sinal em Poconé, sendo um deles em junho de 2019 e o segundo em julho deste mesmo ano. Segundo a empresa, tratam-se de equipamentos com maior capacidade de processamento, o que deve proporcionar mais qualidade na rede de transmissão e, assim, melhora dos serviços voz e dados.

Com as medidas anunciadas pela empresa, a coordenadora do Procon de Poconé, Jossielma Alves da Silva, espera que a questão seja resolvida em definitivo. “Os problemas com telefonia móvel iniciaram em 2017. Em dezembro de 2018 notificamos todas as operadoras, mas recebemos a resposta de que nada anormal havia sido identificado. Acredito que com essas novas ferramentas poderemos ter avanços na prestação do serviço”.

No caso de São José do Rio Claro, há uma demanda instaurada no Procon-MT a pedido do órgão de proteção municipal e da Câmara de Vereadores, também referente à telefonia móvel. Em resposta, a Vivo afirmou que está em obra uma nova rede de transmissão terrestre, com cabos de fibra óptica, com previsão de entrega também para o mês de junho de 2019. Tal rede, segundo a gerência institucional, deve melhorar a qualidade da rede 2G existente e possibilitará a ativação da rede 3G no município.

Secretária adjunta de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor, Gisela Simona destacou que os serviços de telecomunicações em Mato Grosso precisam de mais investimento, uma vez que os pacotes de telefonia móvel e dados continuam sendo comercializados no interior e, muitas vezes, sem a devida cobertura por parte das empresas. “Essa é uma das lutas do Procon estadual junto ao setor, já que não temos uma cobertura uniforme em todo o estado, principalmente em relação ao sinal 3G e 4G”.

O Procon-MT lembra os usuários de telefonia da importância de formalizar as reclamações, seja presencialmente junto ao Procon ou pela plataforma www.consumidor.gov.br . Os registros são fundamentais para que órgão possa acompanhar a situação da cobertura de telefonia em Mato Grosso e cobrar soluções por parte dos fornecedores.

Saiba mais: Operadoras de telefonia móvel que atuam em Poconé serão notificadas pelo Procon-MT.

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