Procon inicia campanha para estimular consumidores a pesquisar preços antes abastecer veículo

procon inicia campanha para estimular consumidores a pesquisar preços antes abastecer veículo

Após o segundo anúncio – em menos de um mês – de redução do preço dos combustíveis vendidos às distribuidoras pela Petrobras, a Associação Brasileira de Procons (Proconsbrasil) e os Procons de todo o país lançaram, na sexta-feira (11), a campanha "Pesquisou, baixou!".
A campanha tem como objetivo conscientizar e estimular os consumidores brasileiros acerca da importância da pesquisa de preços como forma de adequação do mercadono Brasil.
Através da pesquisa de preços e escolha pelos fornecedores que respeitam os seus clientes, fixando os seus preços finais de venda de forma transparente, o consumidor tem em suas mãos o mais poderoso instrumento de regulação que existe em um mercado pautado pela livre iniciativa: a demanda.
Embora os preços sejam livres, compete aos órgãos de defesa do consumidor prezar pela correta harmonia nas relações de consumo, evitando que haja desconfiança dos consumidores sobre eventual não repasse das reduções anunciadas pela estatal de petróleo no Brasil.
Segundo a superintendente do Procon-MT, Gisela Simona Viana, a movimentação consciente e coletiva dos consumidores pode alterar positivamente o mercado, dando ao segmento de combustíveis a tão esperada concorrência que reflita em melhoria de atendimento e de preços ao consumidor.
'A ideia é que o consumidor pesquise e escolha encher o tanque do seu veículo naquele posto que não praticou os aumentos', avalia a superintendente.
Pesquisa semanal
Dados atualizados sobre preços podem ser consultados através do sitehttp://www.anp.gov.br/preco/. O levantamento na ANP é realizado semanalmente.
Disque denúncia
Em Rondonópolis o Procon atende na Rua Rio Branco,nº2102 – Jardim Guanabara (abaixo do Fórum).O telefone é o(66) 3411-5297. O atendimento público é realizado das 12h às 18h.