Problemas de drenagem da Escola Municipal Alfredo de Castro foram resolvidos

Escola Municipal Alfredo de Castro | Wheverton Barros - Gcom

Problemas de drenagem da Escola Municipal Alfredo de Castro foram resolvidos

A Prefeitura Municipal concluiu a reforma e reestruturação da Escola Municipal Alfredo de Castro, localizada no Residencial Maria Tereza que apresentava sérios problemas estruturais em pelo menos três salas de aulas, devido a infiltrações no terreno.

Em razão disso, a Prefeitura Municipal por intermédio do Departamento de Obras e Engenharia da Secretaria Municipal de Educação – Semed, iniciou o trabalho de recuperação, reforma e readequação da unidade escolar. Segundo a fiscal da obra, engenheira civil, Gabriela da Semed, foram realizadas intervenções com vigas baldrames e estacas, na estrutura das três salas da unidade que estavam apresentando problemas e cedendo, bem como, foi realizada a troca do piso revestimento, por piso granilite em toda edificação.

Nas três salas que apresentavam problemas foi necessário fazer a retirada de uma camada da terra do piso e colocada outra, pois a existente, em razão da infiltração, estava comprometida. Por conta ainda da vulnerabilidade do terreno que possui um lençol freático aflorado e encharca nos períodos chuvosos, foi necessário realizar obras estruturantes de drenagem com grelhas e caixas de drenagem com tubos, tipo espinha de peixe com manta bidim, areia e brita.

Segundo a fiscal, “esse tipo de drenagem é a mesma que é feita em campos de futebol e etc., já que o terreno em épocas de chuva, alagava”, explicou. Ainda conforme Gabriela, também foi feita a troca do revestimento cerâmico das salas de aula; troca de todas as portas; pintura interna e externa de toda a unidade; reparos no sistema hidrossanitário, e a troca de mictórios, vasos sanitários e torneiras; além da instalação de um bebedouro novo pensando na saúde das crianças.

Para maior segurança da unidade foi realizado o aumento da altura do muro e do tamanho do portão; ajustes na instalação elétrica do setor administrativo e por fim, plantio de grama no pátio. A obra que foi custeada com recursos próprios do município na ordem de R$ 396.272,66, foi entregue no final do ano passado, mas por conta do impedimento do período eleitoral, não pôde ser divulgado.

QUADRA COBERTA

Ao lado da escola, a Prefeitura construiu ainda outra obra importante: uma grande Quadra Poliesportiva Coberta, que foi custeada com recursos federais e contrapartida do município e que também vai atender as demandas da comunidade escolar do Residencial Maria Tereza, Residencial Acácias, Dona Fiúca, e Magnólia, entre outros.

+ Acessados

Veja Também