Pró-Estradas eleva classificação de rodovias de MT para “ótimas”

Redação PH

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Pró-Estradas eleva classificação de rodovias de MT para “ótimas”

As ações da atual gestão da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra) melhoraram a situação do pavimento das estradas de Mato Grosso. Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) revela que o Estado aumentou o índice de estradas federais e estaduais classificadas em estado geral como "ótimas", passando de 0,7% em 2013, para 2,1% em 2014, 9,6% em 2015 e alcançando 13,1% em 2016.

Somente levando em consideração a esfera estadual, Mato Grosso não tinha nenhuma estrada considerada ótima em 2013 e nem em 2014. A partir de 2015, a realidade mudou. Passou a ter 2,5% de estradas com selo de ótimas no ano passado, e 10% neste ano.

O caso que mais chama a atençãoentre as rodovias avaliadas, é o da MT-130, no trecho entre Primavera do Leste e Paranatinga. Trata-se de uma importante estrada utilizada para escoar a produção do agronegócio, mas que, nos anos anteriores, estava sem receber a devida manutenção.

A rodovia era tida como regular, e agora recebe o selo de ótima da CNT. A situação da MT-130 mudou após a Sinfra executar a recuperação de 112 km da rodovia, com a reconstrução do velho pavimento que estava degradado. A rodovia ainda está com trechos sendo recuperados neste momento.

Os números oficiais registrados pela Sinfra comprovam a evolução da infraestrutura rodoviária estadual. Em menos de um ano e 10 meses, o Governo do Estado executou 1,200 quilômetros de estradas estaduais, entre obras de construção e reconstrução. Bem acima dos 886 quilômetros feitos entre 2011 e 2014 na gestão passada.

As rodovias melhoradas pelo Governo do Estado vão além das que constam na pesquisa. Na região de Sinop, por exemplo, a Sinfra reconstruiu e pavimentou ao todo 98 km da rodovia MT-220. Importante eixo de escoamento de Mato Grosso, a pista sofria com a falta de manutenção do asfalto. Hoje, a via se encontra como um tapete. Em Nobres, também foram construídos 57 km de asfalto ligando até o distrito turístico de Bom Jardim.

O levantamento da CNT ainda avalia o estado geral da malha rodoviária pavimentada de todo o país, considerando pavimento, sinalização e geometria da via. A Pesquisa da Confederação Nacional do Transporte percorreu 4.731 km no Estado. Em todo o Brasil, foram 103.259 km analisados.

Todas as estradas estaduais que constam na pesquisa fazem parte do planejamento estratégico da Sinfra para receber melhorias nos próximos anos, conforme a viabilidade de recursos financeiros neste momento de crise.

Rodovias

A pesquisa também detalhou o status de rodovias estaduais de Mato Grosso. De acordo com o planejamento estratégico da Sinfra, cinco destas rodovias estão com obras de restauração e pavimentação em andamento (MT´s 130, 208, 240, 343 e 358).

Ainda conforme o planejamento estratégico da Sinfra, sete rodovias estão dentro do cronograma de obras para os próximos anos, entre elas a MT-246, que deverá receber investimentos de recursos federais. As rodovias MT-255, MT-407 e MT-483 passam por levantamento de estudos para analisar qual ação de engenharia será necessária executar, assim como a definição do trecho que apresenta mais urgência.

Mais ações da Sinfra

Com os avanços da infraestrutura do Estado, pela primeira vez na história, com o início da duplicação da ‘Estrada da Guia’ (MT-010) prevista para iniciar em breve, uma administração do Governo do Estado conseguirá tocar simultaneamente três duplicações de rodovias na Baixada Cuiabana.

Isso porque, a Sinfra já executa atualmente as duplicações da Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), entre o trevo de acesso a MT-010 (Atacadão) e trevo de acesso ao bairro Jardim Vitória (Fundação Bradesco), e da Rodovia Palmiro Paes de Barros (MT-040), que dá acesso a Santo Antônio de Leverger. As duas seguem a pleno vapor.

Somente o Pró-Estradas Vale do Rio Cuiabá irá executar 66 obras rodoviárias beneficiando 990 mil habitantes de 13 municípios desta região.

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