Principais problemas de saúde enfrentados pelos fumantes

Principais problemas de saúde enfrentados pelos fumantes

Compartilhe:

Muitas pessoas começam a fumar tentando relaxar ou apenas para socializar e passar o tempo com os amigos. Porém, estas pessoas não têm ciência de quais problemas de saúde relacionados ao cigarro podem ter no futuro. Cada vez mais, temos acesso por diversos meios de comunicação sobre os efeitos negativos dessa prática e eles são bem nefastos para a saúde e podem levar a sérios problemas como a hipertensão, impotência sexual e o câncer. 

Para os idosos, é ainda mais difícil controlar esse vício, que muitas vezes iniciou na adolescência. Se você é fumante, vale a pena pesquisar quanto custa um seguro de vida para garantir que a sua família tenha o suporte necessário em caso de necessidade, pois nunca se sabe sobre o dia de amanhã. Neste artigo, mostraremos quais são os principais problemas de saúde vinculados ao tabagismo e como preveni-los. Veja a seguir:

Hipertensão

A hipertensão é um dos problemas de saúde mais frequentes entre os fumantes. Estudos indicam que o risco de desenvolver hipertensão arterial pulmonar (HAP) aumenta em até 5 vezes para aqueles que fumam. A HAP ocorre quando a pressão arterial nos vasos que ligam o coração aos pulmões aumenta, dificultando a passagem de sangue pelos pulmões. Os sintomas incluem falta de ar, cansaço e aumento da frequência cardíaca. Tratam-se da hipertensão com medicamentos e, se necessário, cirurgia.

Impotência sexual

Outro grande problema de saúde relacionado ao tabagismo é a impotência sexual. Estudos mostraram que os homens que são fumantes têm um risco maior de desenvolver disfunção erétil. O tabaco também tem um efeito negativo no desejo sexual e na libido. Além disso, a redução da circulação sanguínea para o pênis torna a ereção mais difícil de atingir. A melhor maneira de evitar esses problemas de saúde é parar de fumar.

Câncer

O fumo também aumenta o risco de diversos tipos de câncer, incluindo câncer de pulmão, boca, laringe, garganta, esôfago, bexiga e rins. O alcatrão contido no cigarro também pode danificar as células do corpo e contribuir para o desenvolvimento do câncer. 

Doenças respiratórias

Os fumantes também têm mais chances de desenvolver diversas doenças respiratórias. Algumas das principais são a bronquite crônica, o enfisema pulmonar e a maior incidência de tuberculose. Essas doenças podem ser debilitantes e, em alguns casos, até fatais. O tabagismo é a maior causa evitável de morte no mundo e, portanto, é fundamental que as pessoas que fumam tomem consciência dos seus riscos à saúde. 

Diferentes tipos de cigarro

Os cigarros são produtos consumidos mundialmente por pessoas de diferentes idades, classes sociais e backgrounds culturais. Apesar de serem considerados nocivos à saúde, muitas pessoas ainda fumam regularmente. Existem diferentes tipos de cigarro, cada um com suas próprias características. Alguns são feitos com tabaco envelhecido, outros têm aromatizantes ou aditivos adicionados para melhorar o sabor. Além disso, os cigarros podem ser enrolados em papel branco ou colorido e podem ter filtros ou não. Mais recentemente, iniciou-se uma forte onda de cigarros eletrônicos no Brasil, porém, já se sabe que eles são ainda mais nocivos para a saúde.

Prevenir é o melhor remédio

Ao invés de fumar, você pode descarregar a sua raiva, tensão ou ansiedade em uma atividade física, por exemplo. Os esportes liberam endorfina e dão a sensação de prazer e relaxamento, deixando qualquer pessoa mais tranquila. Combinado a isso, uma alimentação saudável também lhe trará mais disposição e energia para enfrentar as situações mais difíceis do seu dia.

Como mostrado neste artigo, fumar pode levar a graves problemas de saúde, desde a hipertensão até o câncer. Então, se você é fumante, vale a pena rever os seus hábitos e fazer um esforço para diminuir o consumo de cigarros, pois as consequências são muito danosas para a saúde. Porém, se você não for um fumante, mantenha-se longe desse hábito prejudicial e tenha uma vida mais saudável e feliz.

Deixe um comentário

+ Acessados

Veja Também