Primeiro Encontro do Setor Produtivo do Pará aponta desafios

Escoamento da produção pela BR 163 é um dos problemas enfrentados no estado

Primeiro Encontro do Setor Produtivo do Pará aponta desafios
Carlos Silva/Mapa Ministra Tereza Cristina foi ao encontro que teve a presença do secretário Nabhan Garcia e outras autoridades de governo

Representantes das cadeias produtivas da agricultura, pecuária, pesca e indústria debateram nesta quarta-feira (10) o desenvolvimento da produção no estado do Pará. A discussão marcou o 1º Encontro do Setor Produtivo e outras instituições do Pará, realizado nesta quarta-feira (10) no auditório do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Os convidados destacaram a importância do estado para o desenvolvimento econômico do país e apresentaram os principais desafios enfrentados pelos produtores rurais paraenses, como a dificuldade de escoamento da produção pela BR 163, principal rodovia de ligação entre o Centro-Oeste e os portos da região Norte. Questões fundiárias e ambientais também foram mencionados durante o encontro.

O evento contou com a participação da ministra Tereza Cristina, do ministro substituto da Secretaria de Governo da Presidência, Mauro Biancamano, do diretor Do Departamento de Navegação e Hidrovias do Ministério da Infraestrutura, Dino Batista, dos presidentes do Incra, Jesus Correa, e do Ibama, Eduardo Fortunato, entre outras autoridades.

O debate foi conduzido pelo secretário de Assuntos Fundiários do Mapa, Nabhan Garcia, que destacou o compromisso do governo federal com o setor produtivo e a atenção especial da Presidência da República com a Região Amazônica.

Também participaram deputados e senadores da bancada paraense no Congresso Nacional, além de representantes de sindicatos, federações e outras entidades relacionados ao agro que expuseram suas demandas e compartilharam experiências do setor.