Primeiro curso de engenharia de software de Mato Grosso será ofertado pela UFR em 2024

primeira-hora

primeira-hora

Primeiro curso de engenharia de software de Mato Grosso será ofertado pela UFR em 2024

A Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) aprovou a criação do curso de Bacharelado em Engenharia de Software. Serão ofertadas 50 vagas no período noturno a partir do segundo semestre de 2024. O Sisu será a forma de acesso curso, por meio da nota do Enem.

Com a criação do novo curso, a UFR passa a ofertar três graduações na área de informática: Sistemas de Informação, Tecnólogo em Agrocomputação, e Engenharia de Software. As diferentes opções de carreiras visam atender uma demanda crescente na região por profissionais de Tecnologia da Informação (TI). Este será o primeiro curso de engenharia de software do estado de Mato Grosso e o quarto da região centro-oeste do país.

O diretor do Instituto de Ciências Exatas e Naturais (ICEN), professor Roger Resmini, explica que a criação do curso foi uma oportunidade para reestruturar as áreas de formação na universidade. Neste processo, os planos pedagógicos foram atualizados para refletir a realidade do mercado e as especificidades de cada graduação.

Roger explica que, com o passar do tempo, os professores perceberam que havia estudantes do curso de Sistemas com perfil bastante voltado para a área de desenvolvimento de software. E após estudos preliminares na região, chegou-se a conclusão que existia demanda para ambas as áreas de atuação. Desta forma, ao invés de ofertar duas entradas anuais para o mesmo curso, a universidade optou por criar um novo, que contemplasse um perfil diferente. Além disso, o número de matriculados por entrada saltou de 40 para 50 por semestre.

+ Acessados

Veja Também