Primeira dose da vacina contra vírus HPV já está disponível em Mato Grosso

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Primeira dose da vacina contra vírus HPV já está disponível em Mato Grosso

Mais de 50 mil doses da primeira vacina contra o Papilomavirus Humano (HPV), usada na prevenção do câncer do colo do útero, já foram repassadas aos municípios mato-grossenses pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), para a campanha nacional de vacinação. A meta é vacinar 81 mil adolescentes, entre 9 e 11 anos de idade.

O público alvo deste ano foi ampliado. Também serão imunizadas meninas com faixa etária entre 12 e 14 anos incompletos, que ainda não tenham recebido a primeira dose da vacina e portadoras do vírus HIV dos 9 aos 26 anos.

O esquema vacinal recomendado pelo Ministério da Saúde consiste em três doses. A segunda dose deve ser administrada seis meses após a primeira, e a terceira dose, de reforço, 60 meses depois da dose inicial. Já o público feminino portador do vírus HIV, a segunda dose é aplicada após dois meses da primeira dose e a terceira, em seis meses.

Durante o mês de março serão desenvolvidas pelos municípios, com apoio da Secretária de Estado de Saúde (SES), ações de mobilização e sensibilização de adolescentes, pais, responsáveis, profissionais da área de educação e da saúde para a importância da vacinação e do controle do câncer do colo do útero. A campanha se estende até o dia 31 de março e o “Dia D” acontece na próxima terça-feira (10).

Tomar a vacina na adolescência é o primeiro de uma série de cuidados que a mulher deve adotar para a prevenção do HPV e do câncer do colo do útero. Porém, a vacinação não substitui a realização do exame preventivo, nem o uso de preservativo nas relações sexuais.

O Papilomavírus Humano é uma das principais causas do câncer do colo do útero, segunda maior causa de morte por neoplasias entre mulheres. O vírus HPV é transmitido pelo contato direto com pele ou mucosas infectadas, principalmente no ato sexual. Também é transmitido de mãe para filho, no momento do parto.

+ Acessados

Veja Também