Primavera do Leste pode ter Tiro de Guerra

Redação PH

Redação PH

| guiratinga | prefeitura amplia distribuição de água no distrito do alcantilado

Primavera do Leste pode ter Tiro de Guerra

Primavera do Leste figura em segundo lugar entre as cidades que possuem o maior número de alistamento da 8ª Delegacia Militar. Segundo informações da coordenadora da Junta Militar, Inês Mazetto, todos os meses são realizados cerca de 120 alistamentos, mas todos os jovens são dispensados por falta de um Tiro de Guerra na cidade.

De acordo com a coordenadora, recentemente cerca de 100 jovens de 18 a 22 anos receberam os Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI), com isso 1.440 jovens primaverenses deixaram de conhecer e participar do serviço militar brasileiro.

O Exército Brasileiro define Tiro de Guerra (TG) como uma experiência bem sucedida entre o Exército e a Sociedade Brasileira, representados pelo poder público municipal e milhares de cidadãos que ingressam nas corporações.

O TG contribui para a formação ética e civismo dos jovens brasileiros, enriquecendo os valores familiares, além de ensinar os deveres cívicos e disciplinares aos jovens e ainda ajuda no futuro profissional.

O capitão Antonio José da Silva, da 8ª Delegacia Militar de Rondonópolis, informou que existe o interesse e possibilidade de se instalar um Tiro de Guerra em Primavera do Leste, desde que o Poder público municipal se alinhe com a 9ª Junta Militar, para serem passadas todas os procedimentos e, a partir daí começar a viabilizar a implantação do TG.

“Para criar um Tiro de Guerra é preciso que exista parceria entre o Poder Público Municipal e Governo Federal, pois a instalação deve contar com espaço para atividades físicas, local para repassar instruções e outro com segurança para guardar todo o armamento e também moradia para os sargentos”, ressaltou o capitão José Antônio.

Na opinião do promotor de Justiça Adriano Alves “Vai ocupar o tempo dos jovens com educação e disciplina, com certeza é bem vindo, muito bom para a cidade, pois em Primavera do Leste, temos uma margem muito grande de jovens que precisam de ocupação e ensinamentos dos deveres cívicos”.

“O Tiro de Guerra além de trazer benefícios para a cidade, ensina o jovem os deveres cívicos e disciplina, além de um futuro profissional”, comentou o coronel PM Cezar Metelo.

Um cidadão que serve o exército pode posteriormente seguir carreira militar. “Seria muito interessante um Tiro de Guerra, assim quem sabe poderíamos seguir carreira e até aprender o que o Exército faz”, disse o estudante Mauro Augusto, de 17 anos.

Para o prefeito Érico Piana, a contribuição do exército é importante. “Entendo que as pessoas que têm essa chance, esta felicidade de servir o exército tem uma oportunidade inigualável porque são muitas questões relativas à cidadania e disciplina que não estão sendo passadas para os jovens que são dispensados todos os anos. É muito importante a criação do Tiro de Guerra e o apoio do Exército aqui em Primavera. Precisamos saber esta contrapartida, que ainda não entramos em detalhes, como seria essa estrutura física, se há necessidade de se construir ou se poderá ser utilizado algum espaço público já existente, o que facilitaria muito.

Detalhes que discutiremos na próxima reunião com o comando do Exército para alinhavarmos as responsabilidades. Chegando a um entendimento, iremos pedir o apoio do Poder Legislativo, pois se depender de recursos financeiros de alto valor, teremos que fazer uma programação muito criteriosa”, afirmou o prefeito.

+ Acessados

Veja Também